Seminário da Amupe para novos gestores defende municipalismo e planejamento estratégico em Pernambuco

Seminário de dois dias reuniu mais de 170 prefeitos em Gravatá para ouvir lideranças sobre gestão pública. O site acompanhou todo evento da Amupe

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 12/11/2024, às 15h00

Seminário da Amupe termina hoje - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
Seminário da Amupe termina hoje - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com

Termina nesta terça-feira (12), o Seminário Novos Gestores da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Com a temática "Gestão que Transforma", o evento voltado para os prefeitos recém-eleitos no pleito de 2024 focou em apresentar boas práticas administrativas e conectar figuras importantes que poderiam auxiliar na gestão de um município. 

Representantes do Governo do Estado e do Governo Federal participaram do seminário em diversos âmbitos, tanto em painéis como em estandes próprios. 

Dois dias de seminário para novos gestores

Enquanto o foco da segunda-feira (11) foram as falas de lideranças como a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o presidente da Amupe, prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia (PSD), nesta terça os protagonistas foram os quadros técnicos das gestões estaduais e federais. 

Pautas como Governança, captação de recursos, estratégias de desenvolvimento e administração pública foram abordados hoje. 

O site chegou a entrevistar uma das palestrantes desta terça, a diretora do Departamento de Transferências e Parcerias da União, Regina Lemos de Andrade, do Ministério da Gestão e Inovação. 

O presidente da Associação cita que é necessário auxiliar no planejamento da gestão municipal.

"A Amupe tem se empenhado em oferecer recursos e ferramentas para que os prefeitos possam exercer suas funções da melhor forma possível. Projetos como o Desenvolve PE e a criação do setor de Captação de Recursos têm contribuído para o crescimento dos municípios e para a melhoria da gestão pública em Pernambuco", fala Marcelo Gouveia. 

Além de ampliar o conhecimento dos novos prefeitos pernambucanos, o evento também reforçou o movimento municipalista, Diretora da Amupe e prefeita de Surubim, Ana Célia relatou a importância da união entre as lideranças municipais, de maneira a alcançar resultados positivos. 

"Na Amupe, não há interesses partidários ou pessoais, mas sim um objetivo comum: melhorar a qualidade de vida da população pernambucana. A força da nossa união é o que garante a eficácia das ações em prol dos municípios", diz a diretora da associação. 

No kit distribuído para convidados, imprensa e prefeitos, a Amupe disponibilizou um manual de boas práticas para gestão municipal em Pernambuco e a divulgação do "MuniciDados", a plataforma de dados da Amupe com fontes de informação para os municípios. 

O evento no Hotel Canariu's de Gravatá será encerrado às 17h

@blogdojamildo