Lula deve "roubar" nomes da equipe de João Campos em nova Secom do Governo

Novo chefe da Secom procura nomes da equipe de comunicação de João Campos para melhorar divulgação do Governo Lula

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 09/01/2025, às 06h56

Lula deve tentar captar membros da equipe de comunicação de João Campos para Secretaria de Comunicação - Ricardo Stuckert/PR
Lula deve tentar captar membros da equipe de comunicação de João Campos para Secretaria de Comunicação - Ricardo Stuckert/PR

Com a substituição de Paulo Pimenta (PT) por Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação Social (Secom), o governo Lula (PT) tem se mobilizado para melhorar a comunicação e a avaliação com os eleitores. 

Dentre as estratégias da nova Secom, parece que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), será uma das principais referências. 

Sidônio deve tentar captar membros da comunicação de João Campos

Segundo informações do Globo, a equipe de Sidônio deve trocar a estrutura da Secretaria de Comunicação e inserir nomes que compõem o time de comunicação de João Campos. 

Enquanto Lula vê sua avaliação piorar desde que iniciou sua gestão, o prefeito do Recife já se aproxima dos 3 milhões de seguidores no Instagram, quase 900 mil no Tiktok e conseguiu converter a popularidade digital em votos.

Na eleição municipal de 2024, João Campos bateu o recorde de maior porcentagem de vitória no Recife, com 78% dos votos válidos. 

A popularidade de João Campos já ultrapassa as fronteiras de Pernambuco. No segundo turno das eleições de 2024, o prefeito do Recife serviu de cabo eleitoral para candidatos do Rio Grande do Norte, Fortaleza e Pará.

Recebido com grandes pompas nesses estados, apenas a deputada Natália Bonavides (PT) não conseguiu ser eleita em Natal entre os nomes apoiados por João. 

Como as pesquisas apontam um maior consumo de informações através das redes sociais, a mudança na Secom tem o objetivo de criar uma comunicação mais dinâmica e consiga disputar com a direita digital. 

Após o anúncio da troca na Secom, Sidônio reforçou a mudança da gestão de comunicação para fora do que chama de "analógico". Tudo indica que o foco do novo chefe da secretaria seja as mídias digitais e a melhoria na comunicação com a imprensa. 

Esse cenário de digitalização da política, inclusive, já foi vista nos novos nomes da Câmara Municipal do Recife. Dentre os "novatos" do legislativo do Recife, a maioria veio da força digital, mas entre esse grupo apenas a vereadora Kari Santos (PT) estava no espectro da esquerda. 

@blogdojamildo