Com 93,75% das urnas apuradas, os natalenses já contam com um novo nome para governar a capital do Rio Grande do Norte pelos próximos quatro anos. De acordo com TSE, a eleição já pode ser considerada favorável ao candidato do União Brasil, Paulinho Freire.
Como já mostravam as pesquisas de intenção de voto, Paulinho Freire (UB) figurava com bons números sob a candidata petista Natália Bonavides (PT), Paulinho ficou 55,41%, enquanto Natália teve 44,59%.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
2º Turno em Natal
O segundo turno foi marcado por uma intensa disputa entre os candidatos e com a mobilização de caciques. O próprio prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), esteve ao lado da candidata petista e enfatizou a parceria do PSB com o PT e a importância dessa articulação no âmbito nacional.
Freire, por sua vez, é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que não visitou Natal durante a corrida eleitoral. Paulinho, durante sua campanha, focou muito no quesito segurança pública com promessa de investir nas guardas e na defesa de "punições severas".
Quem é Paulinho Freire?
Paulo Eduardo da Costa Freire (União), conhecido como Paulinho Freire, é empresário, natural de Natal (RN) e tem 59 anos. Foi eleito vereador em 1992 pelo PMDB. De 1997 a 2002, ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal.
Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Natal e voltou para a Câmara de Vereadores em 2012 e renovou o mandato para a atual legislatura pelo partido Solidariedade. Nas Eleições 2024, concorre pela coligação Bora Natal, integrada pelos Republicanos, pela Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania), pelo Progressistas (PP), pelo Podemos (Pode), pelo Solidariedade, pelo Partido Liberal (PL) e pelo União Brasil. Sua vice é Joanna Guerra (Republicanos).
Sua vice na chapa é Joanna Guerra, do Republicanos.
Principais pontos do programa de governo:
-
Visão Geral e Princípios
- Enfoque na humanização da cidade priorizando as pessoas, com serviços públicos que atendam às necessidades da população.
- Compromisso com o futuro da cidade, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
- Participação ativa da sociedade através do projeto "Bora, Natal!" para coleta de sugestões e colaboração.
-
Pilares do Plano
- Pessoas: Prioridade no atendimento às necessidades básicas e promoção de qualidade de vida.
- Futuro: Planejamento de médio e longo prazo para um desenvolvimento sustentável e humano.
-
Áreas de Foco
- Saúde: Ampliação da rede de saúde com novas Unidades Básicas, horários estendidos de atendimento, criação de programas como o “Educar em Saúde” e “Inova Saúde”.
- Educação: Aumento de vagas em creches, criação de escolas em tempo integral, incentivo à educação empreendedora e inclusão tecnológica.
- Assistência Social: Expansão dos Centros de Referência, ampliação de serviços para idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
- Esporte e Lazer: Incentivo ao esporte com criação de novas arenas e complexos esportivos e programa bolsa atleta.
- Direitos Humanos e Equidade: Suporte às minorias e grupos vulneráveis, criação de casa de acolhimento para a população LGBTQIA+.
- Políticas Públicas para Mulheres: Fortalecimento de proteção e capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Juventude: Programas de acolhimento, capacitação profissional, educação para a paz nas escolas.
- Cultura e Arte: Incentivo à cultura local com reabertura de equipamentos culturais e criação de calendário fixo de eventos.
- Meio Ambiente e Urbanismo: Expansão de áreas verdes, educação ambiental, incentivo à coleta seletiva, turismo sustentável.
- Habitação: Redução do déficit habitacional com construção de moradias e regularização fundiária para famílias de baixa renda.
-
Gestão e Governança
- Parcerias com entidades privadas e públicas e uso de dados e evidências para execução do plano.
- Fortalecimento da participação popular e da transparência na gestão pública.