Jones Manoel cobra debate com Eduardo Moura, que sugere adiamento para após o Carnaval

Cobrança de Jones Manoel foi nas redes sociais, na segunda; equipe do vereador Eduardo Moura sugere que debate ocorra após o Carnaval.

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 28/01/2026, às 16h16

Imagem Jones Manoel cobra debate com Eduardo Moura, que sugere adiamento para após o Carnaval

Jones Manoel cobrou publicamente a realização de debate com Eduardo Moura.

Encontro foi articulado pelo Jamildo.com, mas ainda não teve data confirmada.

Gabinete de Eduardo Moura indicou prioridade a agenda legislativa nas próximas semanas.

Sugestão é realizar o debate após o Carnaval, no fim de fevereiro.

Declaração publicada por Jones Manoel em suas redes sociais na segunda-feira (26), recolocou em evidência o debate que o Jamildo.com articula entre ele e o vereador do Recife Eduardo Moura (Novo), ambos pré-candidatos à Câmara Federal em 2026 por campos ideológicos opostos. O encontro chegou a ser anunciado e trabalhado para janeiro, mas ainda não teve data confirmada.

Ao comentar sua participação em debates realizados em São Paulo, Jones afirmou que esses teriam sido os primeiros confrontos de 2026 e cobrou a realização do embate no PodJá - o podcast do Jamildo.

Eu acertei com o Jamildo um debate com um bolsonarista aqui de Pernambuco, Eduardo Moura, só que ele está fugindo. Até agora não tem data e não tem resposta”, declarou. Em seguida, acrescentou que espera uma definição: “É muito fácil fazer vídeo para as redes sociais, mas o debate frente a frente é mais difícil”.

Procurado pelo Jamildo.com, o gabinete do vereador Eduardo Moura informou que há disposição para a realização do debate, mas ponderou que o parlamentar está concentrado, neste momento, na articulação do pedido de impeachment contra o prefeito João Campos (PSB) que deve ser votado nos próximos dias, na volta do recesso parlamentar.

Autor da iniciativa, Moura estaria dedicado à coleta de assinaturas necessárias, o que levou à sugestão de que o debate ocorra ao fim de fevereiro, após o Carnaval.

O Jamildo.com segue em diálogo com as partes para viabilizar o debate o quanto antes. Ao divulgar o convite ao seu público, Jones registrou: “Jamildo chamou pro debate, a gente aceitou”. Até o momento, não há confirmação de data.

Jones Manoel e Eduardo Moura haviam confirmado previamente ao site a disposição para participar do debate, que reuniria, pela primeira vez, os dois pré-candidatos em um mesmo estúdio. Ambos já concederam entrevistas individuais, com ampla repercussão nas redes sociais.

Quem são os debatedores?

Ex-candidato ao Governo de Pernambuco em 2022, Jones Manoel ampliou sua projeção nacional a partir de debates políticos em plataformas digitais e canais de vídeo. Em tratativas para filiação ao PSOL, tem dialogado com a direção nacional do partido para viabilizar a candidatura. Nos últimos meses, ganhou visibilidade ao participar de confrontos com influenciadores conservadores, como Fernando Holiday e Wilker Leão.

Eleito vereador do Recife em 2024, Eduardo Moura passou a ser observado pela direção nacional do Partido Novo. Intensificou agendas fora de Pernambuco e participou de eventos da legenda em outros estados. 

Embora seja trabalhado internamente como pré-candidato à Câmara Federal, também aparece em levantamentos eleitorais relacionados à sucessão estadual e é citado por aliados como nome em construção para a disputa pela Prefeitura do Recife em 2028.