Eleições 2024: coligação de Keko do Armazém pede impugnação de Lula Cabral em contra-ataque no Cabo

Coligação de Keko do Armazém também pede impugnação da candidatura de Lula Cabral para Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 21/08/2024, às 12h46

Lula Cabral foi prefeito do Cabo de Santo Agostinho - Roberta Guimarães/Alepe
Lula Cabral foi prefeito do Cabo de Santo Agostinho - Roberta Guimarães/Alepe

Enquanto o grupo do ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral (Solidariedade) tenta impugnar a candidatura do prefeito Keko do Armazém (PP), a coligação do atual gestor do Cabo busca fazer o mesmo com o ex-parceiro de chapa. 

Ainda no dia 03 de agosto, a coligação Frente Popular do Cabo pediu a impugnação de Lula Cabral por improbidade administrativa.

A coligação de Keko do Armazém é composta por (PP, UNIÃO, PSD, AVANTE, Federação PSDB
CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA e a Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV). 

Keko pede impugnação de Lula por improbidade administrativa

O motivo apresentado pelo grupo para impugnar a candidatura de Lula Cabral é a rejeição das contas da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho no ano de 2017, durante a gestão do candidato do Solidariedade. 

As contas do Cabo em 2017 foram rejeitadas pela Câmara de Vereadores da cidade. O documento do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) também mostra essa suposta irregularidade na lista de contas apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). 

A documentação também cita a Operação Abismo, quando Lula Cabral foi preso por suspeita de desvio de mais de R$ 90 milhões do Fundo Previdenciário do Cabo (CABOPREV) através dos fundos geridos pela empresa Terra Nova, acusada de ter uma composição com ativos de risco.

O mesmo argumento também foi usado em outros três pedidos de impugnação contra o ex-prefeito. As ações partiram do:

  • Partido Democrático Trabalhista (PDT), que participa da eleição com a candidatura do Delegado Resende (PDT)
  • Candidato a vereador Ronildo Albertim (PSD), que compõe a coligação de Keko do Armazém
  • Candidata a vereadora Vitória Caroline (PDT)

Lula Cabral responde acusações

Sobre os pedidos de impugnação, a assessoria de Lula Cabral afirma que o registro da candidatura do ex-prefeito foi aceito e que a solicitação dos opositores tem o objetivo de "espalhar desinformação entre os eleitores". 

Lula ainda afirma que o político já foi aprovado como candidato em 2022, quando se elegeu para deputado estadual, cargo no qual está ocupando p no momento. Segundo a assessoria, o motivo das ações seria por conta do "crescimento expressivo de Lula Cabral nas pesquisas de intenção de voto". 

"Por conta das alegações falsas de que a candidatura do ex-prefeito já estaria impugnada, Lula afirma que sua equipe toma as medidas legais cabíveis contra a disseminação de fake news "que visam prejudicar a campanha e a imagem do candidato". 

Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.

@blogdojamildo