Paraíba é o estado mais competitivo da região Nordeste, avalia ranking

Entidade explica que resultado da Paraíba pode ser explicado por bom desempenho nos pilares infraestrutura e segurança pública

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 21/08/2024, às 10h07

Infraestrutura e segurança ajudam Estado da Paraíba a ganhar destaque na região, em estudo comparativo - Divulgação
Infraestrutura e segurança ajudam Estado da Paraíba a ganhar destaque na região, em estudo comparativo - Divulgação

Nesta quarta-feira, a Paraíba se destacou como o estado mais competitivo da região Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Seall e Tendências Consultoria.

Como aconteceu com os municípios, com Recife caindo 16 posições mas mantendo liderança no Nordeste, os resultados serão apresentados no evento de lançamento do ranking, no dia 21 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

No plano nacional, os 5 Estados mais competitivos do país são os mesmos de 2023: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília.

Desempenho da Paraíba no ranking

Em 2024, a Paraíba ocupa o 12º lugar no ranking nacional. O estado se destacou principalmente nos pilares de infraestrutura (6º lugar) e segurança pública (6º lugar).

Além disso, a Paraíba está em 10º lugar em solidez fiscal e em 11º em inovação. Desde 2016, o estado subiu, em média, três posições.

Outros estados do Nordeste no ranking

Ceará: 14º lugar no ranking nacional e 2º no Nordeste. Destaques em educação (2º lugar), inovação (8º lugar) e sustentabilidade ambiental (12º lugar).

Alagoas: 17º lugar no ranking geral. Destaques em segurança pública (11º lugar), capital humano (12º lugar) e educação (17º lugar).

Sergipe: 18º lugar no ranking nacional, com destaque em infraestrutura (9º lugar), solidez fiscal (11º lugar) e inovação (13º lugar).

Pernambuco: 19º lugar no ranking, com destaque em inovação (9º lugar) e educação (13º lugar).

Piauí: 20º lugar, com bons resultados em potencial de mercado (7º lugar), educação (10º lugar) e solidez fiscal (13º lugar).

Bahia: 22º lugar, destacando-se em solidez fiscal (3º lugar) e eficiência da máquina pública (10º lugar).

Maranhão: 23º lugar, com boa atuação em potencial de mercado (4º lugar) e segurança pública (8º lugar).

Rio Grande do Norte: 24º lugar, com destaque em segurança pública (9º lugar) e inovação (10º lugar).

Sobre o Ranking de Competitividade dos Estados

Na 13ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, a avaliação das 27 unidades federativas foi feita com base em 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Realizado pelo CLP pelo terceiro ano consecutivo, o Ranking de Sustentabilidade dos Estados é uma adaptação do Ranking de Competitividade dos Estados, considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e critérios ESG (ambiental, social e governança).

@blogdojamildo