Recife é a cidade mais competitiva do Nordeste, aponta Ranking de Competitividade dos Municípios 2024

Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública, destaca Recife como cidade mais competitiva da região Nordeste

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 21/08/2024, às 08h27

Cidade ganha destaque no Nordeste - Divulgação
Cidade ganha destaque no Nordeste - Divulgação

Recife se destaca como a cidade mais competitiva da região Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove e a Seall.

Os resultados serão apresentados no evento de lançamento do ranking, nesta quarta dia 21 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Como saiu bem no meio da eleição, é inevitável que repercuta politicamente, seja pela situação ou oposição.

Desempenho de Recife no Ranking

Apesar de cair 16 posições em relação ao ano passado, Recife ocupa o 53º lugar no ranking nacional e o primeiro lugar no Nordeste. A capital pernambucana se destacou nos pilares de capital humano, funcionamento da máquina pública, inovação e dinamismo econômico.

Outras cidades do Nordeste no ranking

Das 200 cidades mais competitivas do Brasil, sete estão no Nordeste.

Fortaleza (CE) subiu 38 posições, alcançando o 96º lugar no ranking geral e o segundo na região. Teresina (PI) subiu 13 posições, ficando em 154º no ranking nacional e em terceiro no Nordeste. João Pessoa (PB) avançou quatro posições, ocupando o 157º lugar no ranking nacional e o quarto na região.

Salvador (BA) subiu 20 posições, alcançando o 188º lugar no ranking nacional e o sexto no Nordeste. Maceió (AL) teve um avanço significativo de 38 posições, ficando em 199º no ranking nacional e em sétimo na região.

Pilares de Avaliação

A região Nordeste teve boa pontuação nos pilares de qualidade da educação, acesso à educação, meio ambiente, capital humano e funcionamento da máquina pública. No ranking nacional, Florianópolis (SC) está em primeiro lugar, seguida por São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Rankings de Sustentabilidade

Além do ranking principal, o CLP apresentará dois rankings de sustentabilidade: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Esses rankings são independentes e oferecem diferentes abordagens para governos e organizações.

Os únicos municípios do Nordeste no top-200 do Ranking ESG são Campina Grande (150ª), João Pessoa (158ª), Vitória da Conquista (173ª), Fortaleza (179ª) e Recife (198ª). No Ranking ODS, Maceió é a mais bem colocada do Nordeste, na 120ª posição, seguida por Recife (153ª), João Pessoa (156ª), Nossa Senhora do Socorro (168ª), Vitória da Conquista (176ª), Fortaleza (191ª), Campina Grande (194ª) e Aracaju (197ª).

Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo CLP pela quinta vez e apresenta resultados detalhados dos 404 municípios do país com mais de 80 mil habitantes.

O ranking se baseia em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Sobre o CLP

O CLP apresenta-se como uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 16 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

@blogdojamildo