Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública, destaca Recife como cidade mais competitiva da região Nordeste
por Jamildo Melo
Publicado em 21/08/2024, às 08h27
Recife se destaca como a cidade mais competitiva da região Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove e a Seall.
Os resultados serão apresentados no evento de lançamento do ranking, nesta quarta dia 21 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Como saiu bem no meio da eleição, é inevitável que repercuta politicamente, seja pela situação ou oposição.
Apesar de cair 16 posições em relação ao ano passado, Recife ocupa o 53º lugar no ranking nacional e o primeiro lugar no Nordeste. A capital pernambucana se destacou nos pilares de capital humano, funcionamento da máquina pública, inovação e dinamismo econômico.
Outras cidades do Nordeste no ranking
Das 200 cidades mais competitivas do Brasil, sete estão no Nordeste.
Fortaleza (CE) subiu 38 posições, alcançando o 96º lugar no ranking geral e o segundo na região. Teresina (PI) subiu 13 posições, ficando em 154º no ranking nacional e em terceiro no Nordeste. João Pessoa (PB) avançou quatro posições, ocupando o 157º lugar no ranking nacional e o quarto na região.
Salvador (BA) subiu 20 posições, alcançando o 188º lugar no ranking nacional e o sexto no Nordeste. Maceió (AL) teve um avanço significativo de 38 posições, ficando em 199º no ranking nacional e em sétimo na região.
A região Nordeste teve boa pontuação nos pilares de qualidade da educação, acesso à educação, meio ambiente, capital humano e funcionamento da máquina pública. No ranking nacional, Florianópolis (SC) está em primeiro lugar, seguida por São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Rankings de Sustentabilidade
Além do ranking principal, o CLP apresentará dois rankings de sustentabilidade: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Esses rankings são independentes e oferecem diferentes abordagens para governos e organizações.
Os únicos municípios do Nordeste no top-200 do Ranking ESG são Campina Grande (150ª), João Pessoa (158ª), Vitória da Conquista (173ª), Fortaleza (179ª) e Recife (198ª). No Ranking ODS, Maceió é a mais bem colocada do Nordeste, na 120ª posição, seguida por Recife (153ª), João Pessoa (156ª), Nossa Senhora do Socorro (168ª), Vitória da Conquista (176ª), Fortaleza (191ª), Campina Grande (194ª) e Aracaju (197ª).
O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo CLP pela quinta vez e apresenta resultados detalhados dos 404 municípios do país com mais de 80 mil habitantes.
O ranking se baseia em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
Sobre o CLP
O CLP apresenta-se como uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 16 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.
@blogdojamildo