Daniel Coelho retoma agenda ambiental e mira retorno à Câmara Federal em 2026

Nomeado por Raquel Lyra, ex-deputado retorna à gestão estadual com foco na pauta ambiental e articulação para disputar vaga na Câmara em 2026

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 26/07/2025, às 13h56

Daniel Coelho conta com longa trajetória na vida pública - Foto: Paulo Sergio / Câmara dos Deputados
Daniel Coelho conta com longa trajetória na vida pública - Foto: Paulo Sergio / Câmara dos Deputados

Fora de cargos desde desincompatibilização para as eleições de 2024, Daniel Coelho (PSD) assumiu, no início de julho, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas) do governo de Pernambuco. A nomeação marca o retorno do ex-deputado ao primeiro escalão da gestão estadual, após um resultado eleitoral abaixo do esperado.

Daniel já passou pela Câmara dos Deputados em três mandatos — eleito em 2010 pelo PV, reeleito em 2014 pelo PSDB e novamente em 2018 pelo PPS (atual Cidadania). Em 2022, obteve 110 mil votos pelo Cidadania, mas não foi reeleito por conta do quociente eleitoral da federação com o PSDB. Em 2024, foi o candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSD) à Prefeitura do Recife, mas terminou a disputa em quarto lugar, com apenas 3% dos votos.

A nova função na área ambiental devolve a Daniel uma bandeira que marcou sua trajetória política nos primeiros anos. À frente da Semas, ele terá a missão de conduzir temas estratégicos como proteção ambiental, desenvolvimento sustentável e a gestão do arquipélago de Fernando de Noronha. A permanência no cargo, no entanto, tem prazo: o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estabelece abril como limite para desincompatibilização de secretários que desejam disputar as eleições de 2026.

Além da pauta ambiental, Daniel também passou a coordenar a gestão de Noronha, onde a nomeação do novo administrador, Virgílio Oliveira, ainda depende de sabatina na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Virgílio foi nomeado adjunto após meses de indefinição.

Durante o discurso de posse, Daniel destacou o equilíbrio entre preservação e crescimento: “Noronha precisa conciliar preservação ambiental, desenvolvimento econômico e inclusão social”. Também prometeu atenção especial à política de proteção animal, área institucionalizada no governo Raquel Lyra no fim de 2024.

Governadora Raquel Lyra assina posse de novos secretários

PSD quer ampliar presença na bancada federal

A movimentação de Daniel Coelho ocorre em meio ao esforço do PSD para crescer em Pernambuco. Na quinta-feira (24), ele recebeu apoio do vereador recifense Davi Muniz (PSD), que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. Os dois devem formar dobradinha na Região Metropolitana do Recife. “Vamos juntos com Daniel Coelho para deputado federal, sob a liderança da governadora Raquel Lyra”, declarou Davi.

Outros nomes que são pré-candidatos pelo PSD para a Câmara dos Deputados incluem os ex-prefeitos Professor Lupércio (Olinda) e Guiga Nunes (Vicência), além de Jadson Caetano, candidato à prefeitura de Escada em 2024. O partido também busca filiar deputados federais com mandato, segundo o Blog Ponto de vista. Um nome possível seria Mendonça Filho (atualmente no União Brasil).