Raquel Lyra cobra Alepe por empréstimos durante posse de novos secretários

Durante cerimônia no Palácio, governadora afirma que R$ 3,2 bilhões travados na Alepe são essenciais para obras, saúde e habitação no estado

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 02/07/2025, às 12h48

Governadora Raquel Lyra discursa na posse de novos secretários - SECOM/ GOVERNO DE PERNAMBUCO
Governadora Raquel Lyra discursa na posse de novos secretários - SECOM/ GOVERNO DE PERNAMBUCO

A posse dos novos titulares da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) e da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Daniel Coelho e André Teixeira Filho, respectivamente, realizada nessa terça-feira (1º), no Palácio do Campo das Princesas, serviu como espaço para a governadora Raquel Lyra (PSD) reforçar novos gestos em direção à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde estão travadas votações importantes, incluindo pedidos de empréstimos e a sabatina para o administrador de Fernando de Noronha.

Durante o discurso, a governadora mencionou diretamente os projetos que aguardam autorização da Casa, citando os R$ 3,2 bilhões em operações de crédito paradas. “Eles permitem que o nosso estado possa cada vez mais ter mais estradas, mais acesso à água, cuidar melhor do seu povo com política habitacional, construir novos hospitais e com isso a gente poder atender aos interesses do povo pernambucano. Nada além deles”, afirmou.

Os deputados estaduais entraram em recesso parlamentar e seguirão até 31 de julho, a não ser que o Executivo faça uma convocação extraordinária durante esse período para a votação da autorização de novos créditos.

Três deputados estaduais compareceram à cerimônia: Wanderson Florêncio (Solidariedade), João Paulo (PT) e Claudiano Martins Filho (PP), todos da base da governadora. O clima entre Executivo e Legislativo, porém, segue tenso. Ainda não há consenso para a votação das matérias prioritárias da gestão, que seguem travados nas Comissões - dominadas pela oposição.

Segundo o deputado Antônio Moraes no PodJá, a base governista tem maioria na Alepe, mas as propostas não chegam ao plenário e a oposição, que uniu PSB e PL, segue 'tocando de lado' nas comissões.

Outro ponto sensível entre os Poderes é a indicação do nome de Virgílio Oliveira para o cargo de administrador-geral de Fernando de Noronha, que também permanece travada na Alepe. O novo secretário da Semas, Daniel Coelho, reconheceu a dificuldade, mas disse que a articulação política será feita pela Casa Civil. "Eu acho que é legítimo aqueles que querem fazer oposição, que façam oposição, críticas, mas a gente não pode deixar a população prejudicada", reiterou.

De volta ao secretariado do governo estadual, ele defendeu que o tema seja retirado do campo da disputa institucional. "A gente tem respeito pela autonomia do Parlamento, já fui deputado estadual, entendo que a prerrogativa é da Assembleia de tomar a decisão, mas acho que deveria ser colocado para voto. Vote sim ou vote não, aprova ou desaprova, mas o que não acho bom para Pernambuco é que a briga política impeça a votação de forma definitiva do administrador-geral de Fernando de Noronha", disse.

Posse dos novos secretários

Governadora Raquel Lyra assina posse de novos secretários

Daniel Coelho substitui Ana Luiza Ferreira na Semas. Ela será nova presidente da Adepe, enquanto André Teixeira Filho assume a Semobi no lugar de Diogo Bezerra, que passa a comandar a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem).

Ao retornar ao Palácio do Planalto, o secretário Daniel Coelho, que tem forte apelo na área ambiental, comentou sobre a importância de uma visão para a sustentabilidade. “O desafio da sustentabilidade é integrar proteção ambiental com desenvolvimento econômico e social. Não existe preservação se não houver impacto positivo na vida das pessoas, se não houver estrada, moradia digna, oportunidade. A Secretaria de Meio Ambiente atuará com todas as áreas do governo”, afirmou.

O secretário André Teixeira Filho agradeceu a confiança da governadora e falou sobre a continuidade dos projetos de mobilidade da pasta. “Vamos continuar falando de desenvolvimento econômico, porque as estradas, os aeroportos, tudo isso desenvolve economicamente a nossa região. Esse é o trabalho que vamos continuar, com estradas mais seguras, logística mais eficiente e um estado melhor para viver e investir”, disse o secretário.

"É uma alegria poder celebrar a chegada em novas pastas de André e Daniel, que acreditam no nosso projeto para Pernambuco e que tiveram conosco desde o primeiro momento para garantir que a vida do povo pernambucano possa mudar para melhor”, comentou a governadora Raquel Lyra.