Durante cerimônia no Palácio, governadora afirma que R$ 3,2 bilhões travados na Alepe são essenciais para obras, saúde e habitação no estado
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 02/07/2025, às 12h48
A posse dos novos titulares da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) e da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Daniel Coelho e André Teixeira Filho, respectivamente, realizada nessa terça-feira (1º), no Palácio do Campo das Princesas, serviu como espaço para a governadora Raquel Lyra (PSD) reforçar novos gestos em direção à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde estão travadas votações importantes, incluindo pedidos de empréstimos e a sabatina para o administrador de Fernando de Noronha.
Durante o discurso, a governadora mencionou diretamente os projetos que aguardam autorização da Casa, citando os R$ 3,2 bilhões em operações de crédito paradas. “Eles permitem que o nosso estado possa cada vez mais ter mais estradas, mais acesso à água, cuidar melhor do seu povo com política habitacional, construir novos hospitais e com isso a gente poder atender aos interesses do povo pernambucano. Nada além deles”, afirmou.
Os deputados estaduais entraram em recesso parlamentar e seguirão até 31 de julho, a não ser que o Executivo faça uma convocação extraordinária durante esse período para a votação da autorização de novos créditos.
Três deputados estaduais compareceram à cerimônia: Wanderson Florêncio (Solidariedade), João Paulo (PT) e Claudiano Martins Filho (PP), todos da base da governadora. O clima entre Executivo e Legislativo, porém, segue tenso. Ainda não há consenso para a votação das matérias prioritárias da gestão, que seguem travados nas Comissões - dominadas pela oposição.
Segundo o deputado Antônio Moraes no PodJá, a base governista tem maioria na Alepe, mas as propostas não chegam ao plenário e a oposição, que uniu PSB e PL, segue 'tocando de lado' nas comissões.
Outro ponto sensível entre os Poderes é a indicação do nome de Virgílio Oliveira para o cargo de administrador-geral de Fernando de Noronha, que também permanece travada na Alepe. O novo secretário da Semas, Daniel Coelho, reconheceu a dificuldade, mas disse que a articulação política será feita pela Casa Civil. "Eu acho que é legítimo aqueles que querem fazer oposição, que façam oposição, críticas, mas a gente não pode deixar a população prejudicada", reiterou.
De volta ao secretariado do governo estadual, ele defendeu que o tema seja retirado do campo da disputa institucional. "A gente tem respeito pela autonomia do Parlamento, já fui deputado estadual, entendo que a prerrogativa é da Assembleia de tomar a decisão, mas acho que deveria ser colocado para voto. Vote sim ou vote não, aprova ou desaprova, mas o que não acho bom para Pernambuco é que a briga política impeça a votação de forma definitiva do administrador-geral de Fernando de Noronha", disse.
Daniel Coelho substitui Ana Luiza Ferreira na Semas. Ela será nova presidente da Adepe, enquanto André Teixeira Filho assume a Semobi no lugar de Diogo Bezerra, que passa a comandar a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem).
Ao retornar ao Palácio do Planalto, o secretário Daniel Coelho, que tem forte apelo na área ambiental, comentou sobre a importância de uma visão para a sustentabilidade. “O desafio da sustentabilidade é integrar proteção ambiental com desenvolvimento econômico e social. Não existe preservação se não houver impacto positivo na vida das pessoas, se não houver estrada, moradia digna, oportunidade. A Secretaria de Meio Ambiente atuará com todas as áreas do governo”, afirmou.
O secretário André Teixeira Filho agradeceu a confiança da governadora e falou sobre a continuidade dos projetos de mobilidade da pasta. “Vamos continuar falando de desenvolvimento econômico, porque as estradas, os aeroportos, tudo isso desenvolve economicamente a nossa região. Esse é o trabalho que vamos continuar, com estradas mais seguras, logística mais eficiente e um estado melhor para viver e investir”, disse o secretário.
"É uma alegria poder celebrar a chegada em novas pastas de André e Daniel, que acreditam no nosso projeto para Pernambuco e que tiveram conosco desde o primeiro momento para garantir que a vida do povo pernambucano possa mudar para melhor”, comentou a governadora Raquel Lyra.
Leia também