Raquel Lyra nomeia equipe da Causa Animal após posse de Daniel Coelho

Nomeação de Nathalie Ribeiro marca a estruturação da Secretaria Executiva da Causa Animal, criada em janeiro e vinculada à pasta de Meio Ambiente

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 04/07/2025, às 09h55

Imagem Raquel Lyra nomeia equipe da Causa Animal após posse de Daniel Coelho

Seis meses após a criação do cargo, o Governo de Pernambuco oficializou a nomeação da primeira titular da Secretaria Executiva da Causa Animal. Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, o posto será ocupado por Nathalie Mendonça Ribeiro, nome publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (4). A gestora já atuou como gerente-geral e, interinamente, como administradora do arquipélago de Fernando de Noronha.

A indicação de Nathalie ocorre no momento em que a pasta de Meio Ambiente passa a ser comandada por Daniel Coelho, ex-deputado federal, que voltou ao governo Raquel Lyra e assumiu o cargo no início da semana. Em seu discurso de posse, Daniel afirmou que dará atenção especial à política de proteção animal, área que passou a ser institucionalmente fortalecida desde a minirreforma administrativa realizada pela governadora Raquel Lyra (PSD), no fim de 2024.

A Secretaria Executiva da Causa Animal foi criada por meio de projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em dezembro passado, e sancionado pela governadora em janeiro. Desde então, estava sem liderança nomeada. O órgão tem como atribuições coordenar campanhas de conscientização, formular políticas públicas voltadas aos direitos dos animais e fomentar parcerias com entidades civis e órgãos públicos com atuação na área.

A nomeação também marca o início da composição da equipe técnica da pasta. Foram oficializados ainda os nomes de Tiago Guerra Queiroz e Maria da Conceição Maciel como coordenadores, e Victor Gilliard Lopes como assistente.

Nathalie Ribeiro atuava até então como assessora na Casa Civil, após deixar, em abril, a administração interina de Noronha. À época, a função foi assumida por Virgílio Oliveira, novo administrador geral adjunto indicado pela governadora.