Daniel Coelho firma alianças em Olinda e Jaboatão de olho na Câmara Federal

Pré-candidato a deputado federal, Daniel Coelho amplia alianças no Grande Recife e articula palanques alinhados à reeleição de Raquel Lyra

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 29/01/2026, às 15h50

Imagem Daniel Coelho firma alianças em Olinda e Jaboatão de olho na Câmara Federal

Daniel Coelho amplia articulações políticas na Região Metropolitana

PSD fortalece base com prefeitos e alianças em cidades estratégicas

Pré-candidatura à Câmara Federal é prioridade da direção nacional do partido

Movimentos miram eleições de 2026 e reeleição de Raquel Lyra

Daniel Coelho avança na Região Metropolitana de olho na Câmara Federal ao ampliar articulações políticas e consolidar alianças no Grande Recife. Pré-candidato a deputado federal pelo PSD, o secretário de Meio Ambiente tem intensificado agendas e recebeu apoios em Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Nos bastidores, fala-se que outras cidades onde o partido comanda prefeituras, pode se juntar ao pré-candidato.

Em Olinda, Daniel participou de ato político ao lado do pré-candidato a deputado estadual Professor Lupércio, da prefeita Mirella Almeida, do vice-prefeito Chiquinho e de lideranças locais. A construção da dobradinha integra a estratégia do PSD para fortalecer o palanque da governadora no terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco. 

Mirella afirmou que a aliança busca garantir representação do município na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, destacando a entrada de Daniel no grupo político local.

Lupércio, que já foi deputado estadual e prefeito por dois mandatos, afirmou que Daniel tem histórico de entregas e defendeu sua volta ao Congresso Nacional. Daniel, por sua vez, relembrou a destinação de recursos federais para Olinda em mandatos anteriores e citou obras estaduais em execução como parte do alinhamento com o governo Raquel Lyra.

Daniel Coelho e Professor Lupércio
DIVULGAÇÃO

Em Jaboatão dos Guararapes, Daniel Coelho também avançou na articulação de uma dobradinha com a pré-candidata a deputada estadual Andrea Medeiros, presidente do PSD no município e primeira-dama da cidade, apesar de não ter o apoio público do prefeito Mano Medeiros, recém-filiado à sigla d governadora.

Daniel afirmou que a pré-candidatura de Andrea é estratégica para garantir maior presença política da Região Metropolitana na Alepe e em Brasília. Andrea destacou o alinhamento com o projeto do PSD e o papel da governadora Raquel Lyra na ampliação da participação feminina na política estadual.

O avanço de Daniel Coelho na Região Metropolitana ocorre em um momento de fortalecimento do PSD no estado. Além de Olinda e Jaboatão, o partido administra prefeituras no Paulista, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Camaragibe, na Região Metropolitana, tendo, ao todo, 74 prefeituras ao longo do estado.

Prioridade do PSD

Gilberto Kassab e Daniel Coelho
Daniel Coelho recebeu apoio de Gilberto Kassab para tentar retomar mandato na Câmara dos Deputados

A pré-candidatura de Daniel à Câmara Federal foi anunciada como prioridade do partido pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, durante agenda política no Recife. 

Kassab afirmou que Daniel está entre os quadros considerados estratégicos da sigla para as eleições de 2026, com potencial de atuação tanto no cenário estadual quanto nacional.

Com mais de 20 anos de vida pública, Daniel Coelho já exerceu dois mandatos como deputado federal. Nas eleições de 2022, ficou entre os mais votados de Pernambuco, superando a marca de 100 mil votos, mas não foi eleito devido à baixa votação da coligação, que não atingiu o Quociente Eleitoral - Cidadania à época.