MPPE vota na terça-feira (07) três de cinco candidatos para constar na lista tríplice para Procurador-Geral do Ministério. Raquel Lyra que decidirá
por Cynara Maíra
Publicado em 06/01/2025, às 06h58
Com a saída do procurador-geral Marcos Carvalho para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) define na terça-feira (07) a lista tríplice de candidatos para assumir como procurador-geral de Justiça entre 2025 e 2027.
Quem escolherá o novo chefe do MPPE entre os apresentados na lista tríplice será a governadora Raquel Lyra (PSDB). A votação para definir os candidatos enviados para Líder do Executivo ocorrerá de forma eletrônica entre 9h e 17h e é obrigatória para todos os promotores em atividade no estado.
Cada promotor selecionará um dos cinco candidatos, os três mais votados estarão na lista tríplice enviada para Raquel.
Entre os candidatos para assumir estão as procuradoras Deluse Amaral Rolim Florentino e Maria Lizandra Lira de Carvalho e os procuradores José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, Mavieael de Souza Silva e Silvio José Menezes Tavares.
A saída de Marcos Carvalho do MPPE para o TJPE ocorrerá um dia após a votação, na quarta-feira (08).
Deluse Amaral Rolim Florentino, de 55 anos, nasceu em João Pessoa (PB) e tem 31 anos de atuação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Ela ingressou no órgão em 1993, como promotora de Justiça de Flores. Desde então, ocupou cargos nas Promotorias de Rio Formoso, Macaparana, Bonito, Cabo de Santo Agostinho e Recife.
Desde 2004 é titular da 5ª Promotoria de Justiça Cível da Capital. Deluse também já atuou como Diretora da Escola Superior do MPPE, Assessora Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça e Diretora da Região Nordeste da CONAMP.
Além disso, a candidata presidiu a Associação do Ministério Público do Estado de Pernambuco (AMPPE) entre 2020 e 2024.
Recifense, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho tem 50 anos e soma 25 anos de carreira no MPPE. Ele ingressou em 1999 como promotor de Justiça de Ouricuri. Também atuou em Lagoa dos Gatos, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Recife.
Atualmente, ocupa a 39ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com foco em infância e juventude. Desde 2022 exerce a função de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.
José Paulo também já atuou como Assessor da Corregedoria-Geral, Coordenador do CAO Criminal e membro do Conselho Penitenciário.
Maria Lizandra Lira de Carvalho, 51 anos, nasceu em Vitória de Santo Antão (PE) e tem 20 anos de atuação no MPPE. Ela tomou posse em 2004, como promotora substituta na 11ª Circunscrição, com sede em Limoeiro. Posteriormente, foi titular nas Promotorias de Araripina, Igarassu e Recife.
Desde 2017, é titular da 20ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital e ocupa o cargo de Ouvidora do MPPE desde 2023. Maria Lizandra também foi Conselheira do Conselho Superior do MPPE (2019-2021) e Coordenadora de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (2021-2022).
Natural de Brejo da Madre de Deus (PE), Maviael de Souza Silva tem 53 anos e está há 29 anos no MPPE. Ele iniciou sua carreira em 1995, na Promotoria de Justiça de Ipubi. Passou por Ouricuri, Belo Jardim e Recife.
Desde 2016, atua como titular da 16ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital. Além disso, foi coordenador do CAO Patrimônio Público e Terceiro Setor em dois períodos e ocupou o cargo de Secretário-Geral do MPPE entre 2019 e 2022.
Silvio José Menezes Tavares, de 55 anos, nasceu no Recife (PE). Com 31 anos de trajetória no MPPE, ele iniciou sua carreira em 1993, na Promotoria de Justiça de Capoeiras. Posteriormente, passou por Bom Conselho, Goiana e Recife, indo para segunda instância em 2014.
Atualmente, é titular da 20ª Procuradoria de Justiça Cível. Entre suas funções destacam-se Diretor da Escola Superior do MPPE, Conselheiro do Conselho Superior do MPPE, Presidente do Comitê de Segurança Institucional e Presidente do Colégio de Diretores de Escolas do Ministério Público do Brasil.
O procurador-geral do Ministério Público é a figura de maior autoridade do Ministério Público e tem o papel de:
Leia também
@blogdojamildo