Após a tentativa de impugnação de sua candidatura, Lula Cabral assume pela quarta vez a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho
por Cynara Maíra
Publicado em 01/01/2025, às 11h00 - Atualizado às 14h00
O ex-deputado federal Lula Cabral (Solidariedade) se torna oficialmente prefeito do Cabo de Santo Agostinho pela quarta vez nesta quarta-feira, 1º de janeiro.
A posse do político começou às 10 horas no Plenário da Câmara Municipal do Cabo.
Eleito com 46,64% dos votos no primeiro turno das eleições de 2024, Lula Cabral enfrentou forte concorrência do atual prefeito Keko do Armazém (PP), que obteve 41,74% dos votos válidos.
A disputa, marcada por polarização e judicialização, incluiu a impugnação da candidatura de Cabral devido à rejeição de contas durante sua gestão anterior.
Após um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Nunes Marques deferiu o registro de candidatura e permitiu que Lula Cabral assumisse a gestão do Cabo a partir de 2025.
Na decisão, o ministro afirmou que as irregularidades apontadas não comprometeram a integridade do candidato. "O direito fundamental à elegibilidade e a expressão da vontade popular devem prevalecer", afirmou o magistrado.
Nascido no Cabo de Santo Agostinho em 1955, Luiz Cabral de Oliveira Filho acumula uma extensa carreira política.
Lula já exerceu quatro mandatos como deputado estadual e três como prefeito do município, além de ser fundador da empresa Transwinter Transportes.
Em 2018, o político foi alvo da Polícia Federal sob acusação de desvio de R$ 92,5 milhões do Fundo Previdenciário do Cabo de Santo Agostinho, CaboPrev. Apesar da prisão, em 2019 foi solto e continuou na Prefeitura do Cabo até o fim do mandato em 2020.
Com a nova posse, Lula Cabral entra em sua quarta gestão como prefeito do Cabo. Em 2022, também foi eleito deputado estadual, superando questionamentos jurídicos semelhantes ao que foi apresentado pela campanha de Keko em 2024.
Com a posse, Lula Cabral reassume o comando de um município estratégico, que abriga o Porto de Suape e desempenha papel crucial no desenvolvimento econômico de Pernambuco. O mandato inclui desafios em áreas como infraestrutura, logística e gestão sustentável.
Além desse ponto, com uma disputa acirrada nas eleições municipais de 2024, Lula administrará uma cidade polarizada. A vitória do político, inclusive, foi de menos de 7 mil votos em uma cidade com 169.197 eleitores aptos a votar.
Leia também
@blogdojamildo