Câmara do Recife tem nova Frente de Fiscalização de Obras

O objetivo da Frente é unificar os esforços, partindo do presuposto que todos os vereadores já realizavam fiscalizações de obras de forma individual

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 05/05/2025, às 17h05 - Atualizado às 18h20

Divulgação
Divulgação

Foi instalada, na Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (5), a Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras. Hélio Guabiraba (PSB) é o autor da iniciativa e, além dele, fazem parte da Frente os vereadores Rinaldo Júnior (PSB), Eduardo Mota (PSB),  Chico Kiko (PSB), Kari Santos (PT), Gilberto Alves (PRD) e Jô Cavalcanti (Psol).

O objetivo da Frente é unificar os esforços, partindo do presuposto que todos os vereadores já realizavam fiscalizações de obras de forma individual. 

O grupo também afirma que a articulação coletiva deve "facilitar o acesso às informações e aos locais de obras", o que reforçaria e legitmaria a efetividade das fiscalizações, que são em prol da busca por suluções. Hélio Guabiraba, representante da Frente, ainda afirmou que a proposta não tem caráter midiático. 

A intenção de criar esta frente é justamente mostrar ao povo do Recife o que já fazemos, que é cobrar e fiscalizar as obras da nossa cidade. Foi para isso que fomos eleitos. Vamos seguir uma agenda de visitas organizada e transparente, independente de partido. Quem vai ganhar com isso é o povo da nossa cidade”, afirmou ele. 

Fiscalizações no Recife

O tema se tornou polêmico no Recife após vereadores de oposição realizarem fiscalizações consideradas midiáticas na cidade. Eduardo Moura (Novo), Tiago Medina (PL) e Gilson Filho (PL) realizaram lives em suas redes sociais durante visitas técnicas em unidades de saúde. 

Após profissionais da área da saúde se sentirem incomodados com os atos, o Ministério Público de Pernambuco emitiu orientações para que as fiscalizações fossem agendadas. Os vereadores, porém, ignoraram o pedido e continuaram a gravar as visitas. 

A oposição da Câmara, então, se tornou, mais do que nunca, defensora do direito dos vereadores realizarem fiscalizações sem agendamentos prévios. Apesar disso, esse grupo da Câmara do Recife não faz parte da Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras.