Bomba em Brasília: homem se explode em ataque à Praça dos Três Poderes às vésperas de feriado nacional

Francisco Wanderley Luiz se explode em tentativa de ataque à Praça dos Três Poderes, em área próxima ao STF. Veja mais sobre ocorrido em Brasília

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 14/11/2024, às 07h27

Homem se explode próximo ao STF em tentativa de ataque na Praça dos Três Poderes - Bruno Peres/Agência Brasil
Homem se explode próximo ao STF em tentativa de ataque na Praça dos Três Poderes - Bruno Peres/Agência Brasil

Na noite de quarta-feira (13), dois dias antes do feriado da Proclamação da República, ocorreram explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília. As ações, próximas do Supremo Tribunal Federal (STF) e o anexo da Câmara dos Deputados, geraram a evacuação das pessoas próximas do local e o isolamento da área atingida. 

O autor do ataque, que acabou morto com a explosão da bomba, teria sido identificado como Francisco Wanderley Luiz, um chaveiro do Rio do Sul, cidade de Santa Catarina.

Explosões próximas ao STF: entenda o que se sabe

Segundo as informações atuais, Francisco detonou explosivos em seu veículo e tentou se aproximar do STF com uma bomba. Ainda não há certeza sobre o desenrolar dos fatos, mas o autor do ataque morreu no local ao ser atingido pelos artefatos explosivos

Com o conflito de testemunhos, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP) trouxe uma das versões sobre o fato. De acordo com Celina, Francisco gerou a explosão do veículo, se aproximou do STF e tentou entrar no local, mas foi impedido.

Testemunha do ocorrido, o segurança do STF Natanael Carmelo, falou para Polícia que o homem lançou uma blusa contra a estátua da Justiça. Em seu testemunho, o segurança cita que Francisco tirou artefatos de uma mochila e avisou para os seguranças do STF não se aproximarem. 

No fim, o autor das explosões teria deitado no chão, acionado o último artefato, colocado a mão na cabeça com um travesseiro e esperado o momento da explosão. 

A explosão não afetou a estrutura da Praça dos Três Poderes. Com a situação, foi reforçada a segurança do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT), e da sede dos Três Poderes. 

Ataque em Brasília já tira esperanças sobre projeto da anistia

Após o caso, a Folha de São Paulo divulgou mensagens de textos em que diversos parlamentares bolsonaristas já avaliam a perda da força do projeto da anistia. A proposta queria garantir o perdão dos envolvidos no ataque do 8 de janeiro de 2023. 

Quem é Francisco Wanderley Luiz

Francisco já foi candidato a vereador pelo Partido Liberal no ano de 2020, mas não foi eleito. Seu nome nas urnas era Tiü França. O autor das explosões já esteve no Supremo em agosto. 

Antes de morrer no ataque, o homem publicou várias mensagens que falavam sobre a ação, com falas políticas e religiosas. No horário da explosão, o suspeito do ataque estaria com roupas vinculadas ao Coringa, vilão de histórias em quadrinhos do Batman. 

@blogdojamildo