No Top 10 dos prefeitos com melhores aprovações entre as capitais, João Campos caiu duas posições. Transporte e Segurança são pontos fracos de gestão
por Cynara Maíra
Publicado em 06/01/2025, às 10h42 - Atualizado às 11h40
A pesquisa Atlas sobre a avaliação dos prefeitos das capitais brasileiras trouxe novos dados com o fim dos mandatos em cada cidade. Apesar de cair duas posições com relação ao levantamento de 2023, o prefeito João Campos (PSB) se manteve entre os melhores índices com os eleitores.
O prefeito do Recife conseguiu 78% de aprovação, 18% que desaprova e 4% de "não sei". 78% também foi o índice de votos válidos que elegeram João Campos em 2024.
Apesar de cair no ranking, João Campos foi o responsável por garantir o melhor índice para o PSB entre os partidos que lideram capitais. O único prefeito da legenda a comandar uma capital, apenas Campos conduziu os índices da legenda.
Os cinco prefeitos mais bem avaliados entre as capitais brasileiras foram:
Conhecido como o prefeito das obras, a vantagem de João Campos está justamente nas áreas de lazer, obras públicas e turismo, com mais de 70% de aprovação. O setor de educação também garante vantagem para o prefeito.
Ainda no período das eleições, João Campos afirmou pretender construir cinco complexos educacionais para garantir um acréscimo de mais de duas mil vagas na rede municipal.
Veja os setores com melhores vantagens para o socialista são de:
Entre os grupos com índices menores estão áreas que foram alvos de crítica durante a eleição. Entre os mais citados está o Transporte Público, a questão da segurança pública e saúde.
Sobre a situação da segurança, houve uma mudança administrativa nas secretarias para o novo mandato. Na reforma aprovada pela Câmara Municipal do Recife, criou-se a Secretaria de Ordem Pública e Segurança e Cidadania e Cultura da Paz.
A ideia é que a mudança nas pastas deve garantir mais recursos e foco administrativo para área de violência e segurança em âmbitos distintos.
Veja os índices do pior para o melhor:
A pesquisa entrevistou em formato digital de recrutamento digital aleatório 67.446 pessoas entre os dias 20 de novembro e 15 de dezembro de 2024. A margem de erro foi de 1 a 4 pontos percentuais, de acordo com o tamanho do estado.
Leia também
@blogdojamildo