Oposição no Recife muda nomes, mas prefeito João Campos mantém mesmo time, na Câmara de Vereadores do Recife, para segundo mandato
por Jamildo Melo
Publicado em 02/01/2025, às 12h29
Nesta nesta quinta-feira (02), no estacionamento público do edifício-sede da Prefeitura do Recife, o prefeito João Campos empossa todo o primeiro escalão de secretários para este mandato que se inicia.
Apesar de várias mudanças em seu secretariado, no Recife, para acomodar forças políticas, o prefeito João Campos escalou o mesmo time vitorioso para as relações no Legislativo municipal.
Na gestão anterior, o emedebista destacou-se ao aprovar 100% dos projetos enviados pelo Executivo à Câmara do Recife
Nesta terça, João Campos já anunciou o vereador Rinaldo Junior como Líder do PSB nesta nova Legislatura
Em seu terceiro mandato como vereador do Recife, Rinaldo Junior vai liderar a maior bancada da Casa de José Mariano, com 15 vereadores.
Nesta quarta, o vereador Samuel Salazar (MDB) foi reconduzido à liderança do Governo João Campos (PSB), consolidando sua posição como articulador principal entre o Executivo e o Legislativo na Câmara Municipal do Recife.
Não menos importante, o vereador Romerinho Jatobá, aliado de primeira hora do prefeito, manteve a presidência do Poder Legislativo. Um de seus projetos prioritários será a nova sede da Câmara do Recife. Uma iniciativa necessária. Na virada do ano, o site Jamildo.com, aliás, já revelou que João Campos mandou R$ 10 milhões para ajudar o projeto de compra do novo imóvel.
Pois bem.
Ao comentar a decisão sobe a escolha dos nomes, João Campos destacou que era importante manter lideranças experientes e eficiente na articulação política.
O jovem prefeito não pode errar neste segundo mandato, sob pena de prejudicar voos mais altos.
No discurso de posse, acusado pela oposição de só cuidar de praças e parques pela oposição, João Campos prometeu mais parques.
Ele prometeu que vem aí novas etapas do Parque da Tamarineira, o Parque do Aeroclube, de Roque Santeiro, de Tejipió e, também, o novo parque de Cajueiro.
O vice-prefeito Victor Marques demonstrou empolgação e, falando em novas entregas para a cidade,
disse que já sabendo o caminho, poder acelerar ainda mais.
Uma delas deve ser a entrega do Hospital da Criança, apresentada sempre como a maior obra pública de saúde em toda a Região Metropolitana, que fica pronto agora em 2025.
Já a bancada de oposição na Câmara anunciou que o vereador Felipe Alecrim (NOVO) assumirá a liderança, enquanto a vice-liderança ficará sob responsabilidade do vereador Davi Muniz (PSD).
A escolha aqui pode ser um sinal importante, considerando as especulações em relação à mudança de partido da governadora.
Além de Alecrim e Muniz, a bancada de oposição será composta pelos vereadores Fred Ferreira (PL), Eduardo Moura (NOVO), Thiago Medina (PL), Gilson Machado Filho (PL) e Paulo Muniz (PL).
Como é de praxe, a nova Bancada de Oposição na Câmara do Recife prometeu fiscalização firme e atuação qualificada no biênio 2025-2026.
Vamos ver se não acabam se canibalizando como aconteceu na gestão passada, eclipsados pelo sucesso retumbante do jovem prefeito.
Uma das dúvidas sobre a oposição será a atuação da recém eleita Kari Santos, do PT. A jovem vereadora é ligada ao deputado João Paulo, aliado de Raquel Lyra na Alepe. Os outros dois deputados do PT votam com Raquel na Assembleia.
Leia também
@blogdojamildo