João Campos escala mesmo time vitorioso no Legislativo

Oposição no Recife muda nomes, mas prefeito João Campos mantém mesmo time, na Câmara de Vereadores do Recife, para segundo mandato

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 02/01/2025, às 12h29

Romerinho Jatobá é aliado de primeira hora de João Campos no Legislativo Municipal - Yan Lucca/ Jamildo.com
Romerinho Jatobá é aliado de primeira hora de João Campos no Legislativo Municipal - Yan Lucca/ Jamildo.com

Nesta nesta quinta-feira (02), no estacionamento público do edifício-sede da Prefeitura do Recife, o prefeito João Campos empossa todo o primeiro escalão de secretários para este mandato que se inicia.

Apesar de várias mudanças em seu secretariado, no Recife, para acomodar forças políticas, o prefeito João Campos escalou o mesmo time vitorioso para as relações no Legislativo municipal.

Na gestão anterior, o emedebista destacou-se ao aprovar 100% dos projetos enviados pelo Executivo à Câmara do Recife

Nesta terça, João Campos já anunciou o vereador Rinaldo Junior como Líder do PSB nesta nova Legislatura

Em seu terceiro mandato como vereador do Recife, Rinaldo Junior vai liderar a maior bancada da Casa de José Mariano, com 15 vereadores.

Nesta quarta, o vereador Samuel Salazar (MDB) foi reconduzido à liderança do Governo João Campos (PSB), consolidando sua posição como articulador principal entre o Executivo e o Legislativo na Câmara Municipal do Recife. 

Não menos importante, o vereador Romerinho Jatobá, aliado de primeira hora do prefeito, manteve a presidência do Poder Legislativo. Um de seus projetos prioritários será a nova sede da Câmara do Recife. Uma iniciativa necessária. Na virada do ano, o site Jamildo.com, aliás, já revelou que João Campos mandou R$ 10 milhões para ajudar o projeto de compra do novo imóvel.

Pois bem.

Ao comentar a decisão sobe a escolha dos nomes, João Campos destacou que era importante manter lideranças experientes e eficiente na articulação política.

O jovem prefeito não pode errar neste segundo mandato, sob pena de prejudicar voos mais altos.

No discurso de posse, acusado pela oposição de só cuidar de praças e parques pela oposição, João Campos prometeu mais parques.

Ele prometeu que vem aí novas etapas do Parque da Tamarineira, o Parque do Aeroclube, de Roque Santeiro, de Tejipió e, também, o novo parque de Cajueiro.

O vice-prefeito Victor Marques demonstrou empolgação e, falando em novas entregas para a cidade,
disse que já sabendo o caminho, poder acelerar ainda mais.

Uma delas deve ser a entrega do Hospital da Criança, apresentada sempre como a maior obra pública de saúde em toda a Região Metropolitana, que fica pronto agora em 2025.

Já a bancada de oposição na Câmara anunciou que o vereador Felipe Alecrim (NOVO) assumirá a liderança, enquanto a vice-liderança ficará sob responsabilidade do vereador Davi Muniz (PSD).

A escolha aqui pode ser um sinal importante, considerando as especulações em relação à mudança de partido da governadora.

Além de Alecrim e Muniz, a bancada de oposição será composta pelos vereadores Fred Ferreira (PL), Eduardo Moura (NOVO), Thiago Medina (PL), Gilson Machado Filho (PL) e Paulo Muniz (PL).

Como é de praxe, a nova Bancada de Oposição na Câmara do Recife prometeu  fiscalização firme e atuação qualificada no biênio 2025-2026.

Vamos ver se não acabam se canibalizando como aconteceu na gestão passada, eclipsados pelo sucesso retumbante do jovem prefeito.

Uma das dúvidas sobre a oposição será a atuação da recém eleita Kari Santos, do PT. A jovem vereadora é ligada ao deputado João Paulo, aliado de Raquel Lyra na Alepe. Os outros dois deputados do PT votam com Raquel na Assembleia.

@blogdojamildo