Com mais de 40 congressos em municípios de Pernambuco, João Campos deve percorrer interior do estado para fortalecer nome pela eleição de 2026
por Cynara Maíra
Publicado em 26/03/2025, às 09h29
A série de congressos municipais promovida pelo PSB em Pernambuco poderá ser uma das estratégias do prefeito do
Recife, João Campos, para consolidar seu nome como candidato ao Governo do Estado em 2026.
Apesar de evitar falar diretamente sobre uma eventual candidatura ao Governo de Pernambuco em 2026, o líder da capital não esconde que a sigla se prepara para o próximo pleito estadual.
A mobilização ocorre em um momento de forte articulação da governadora Raquel Lyra (PSD), que mudou de partido e tem alterado cargos de poder dentro do Estado para ampliar e fortalecer alianças.
Durante o congresso municipal do PSB no Recife, realizado na última terça-feira (25), Campos afirmou que a legenda terá um projeto para o estado em 2026.
“A gente vai fazer aquilo que os filiados esperam, no caso do partido, no caso da nossa cidade e por onde a gente passar vai fazer o que o povo espera”, declarou o prefeito, sem confirmar explicitamente sua intenção de disputar o governo. Nos bastidores, no entanto, sua movimentação é tratada como o início de um projeto eleitoral ao redor de Pernambuco, que pode se intensificar nos próximos meses.
Durante o próprio congresso no Recife, os discursos focaram em posicionar João Campos como sucessor natural do legado do bisavô, Miguel Arraes, e do pai, Eduardo Campos, ambos ex-governadores de Pernambuco.
“Estamos nos organizando para levar nosso líder a entrar pela porta em que o bisavô e o pai dele entraram e saíram várias vezes”, afirmou Dora Pires, secretária nacional de Mulheres do PSB, diante da militância, em clara referência sobre João Campos como futuro candidato ao Governo.
Além do congresso no Recife, o PSB planeja fazer 40 congressos municipais, entre eles encontros em Nazaré da Mata, São Lourenço da Mata e Afogados da Ingazeira. João Campos deve aproveitar o momento para começar a percorrer o interior e ampliar suas bases em outras regiões do Estado.