Jornal mais antigo em circulação na América Latina, o Diário de Pernambuco completa 200 anos nesta semana. João Campos e Raquel Lyra foram homenageados
por Cynara Maíra
Publicado em 04/11/2025, às 07h44 - Atualizado às 08h07
Evento: O Diário de Pernambuco celebrou seus 200 anos com uma cerimônia no Teatro de Santa Isabel nesta segunda-feira (3).
Homenageados: A governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos receberam juntos a medalha comemorativa do bicentenário.
Atrações: A noite contou com apresentações da Orquestra Criança Cidadã e um show de encerramento do cantor Lenine.
Anúncio: Raquel Lyra anunciou que o Governo de Pernambuco fará a reforma do prédio histórico do jornal, na Rua da Imperatriz.
Contexto: Fundado em 1825, o Diário de Pernambuco é o jornal mais antigo em circulação na América Latina.
O Diário de Pernambuco iniciou as celebrações de seus 200 anos com uma cerimônia de gala no Teatro de Santa Isabel, no Centro do Recife, na noite desta segunda-feira (03). O jornalista Jamildo Melo também participou do evento.
O evento homenageou 30 autoridades e personalidades, incluindo a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que receberam juntos a Medalha Comemorativa do bicentenário.
Possíveis adversários na disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026, João e Raquel não apenas dividiram palanque como se abraçaram ao se cumprimentarem no início do evento.
A solenidade do jornal, fundado em 7 de novembro de 1825 e reconhecido como o mais antigo em circulação na América Latina, contou com apresentações musicais da cantora Gerlane Lops, da atriz Fabiana Pirro e da Orquestra Criança Cidadã, com encerramento em um show voz e violão do cantor Lenine.
Donos dos outros dois jornais de maior veiculação no estado também receberam homenagens no evento. Estavam no local o presidente da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, e o líder do grupo que gerencia o Jornal do Commercio, João Carlos Paes Mendonça. Queiroz Monteiro já chegou a gerenciar o Diário anteriormente.
O presidente do Diário, Carlos Frederico Albuquerque Vital, destacou a importância histórica do veículo. "Os 200 anos pertencem ao povo pernambucano. E eu diria mais: pertencem ao Brasil", afirmou.
Em seu momento de discurso, a governadora Raquel Lyra ressaltou o papel do jornal na preservação da memória e da democracia ao dizer que o "Diário se reiventa a cada ano [...] Continua trazendo boa informação à população, falando sobre democracia e permitindo que as pessoas tenham acesso ao que temos de mais sagrado: a notícia”, declarou.
A governadora também anunciou que o Governo de Pernambuco iniciará, em breve, a reforma do prédio histórico do Diário, na Rua da Imperatriz.
Já o prefeito João Campos afirmou que o jornal é "um dos superlativos" de Pernambuco e destacou a importância da liberdade de imprensa.
"É uma história que completa dois séculos e mostra a importância de ter veículos de imprensa livres, com altivez e com a capacidade de comunicar a boa informação, e que isso transcende gerações", disse o prefeito.