Carlos Gil Rodrigues foi escolhido pela governadora Raquel Lyra na noite desta segunda-feira (3)
por Clara Nilo
Publicado em 03/11/2025, às 17h48
 A governadora Raquel Lyra (PSD) escolheu o nome entre a lista tríplice que concorreu pelo critério do Quinto Constitucional para se tornar desembargador ou desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O escolhido foi o advogado Carlos Gil Rodrigues, que obteve 44 votos previamente
Carlos foi o único homem na Lista Tríplice enviada à governadora. As outras candidatas eram as advogadas Diana Câmara (44 votos) e Adriana Caribé (30 votos)
Carlos Gil é pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Escola de Magistratura de Pernambuco e também possui pós-graduação Lato Sensu em Direito Eleitoral.
O desembargador atuou como advogado; como Conselheiro Estadual da OAB Seccional Pernambuco (biênio 2019/2021) e como desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desde 2020, até deixar o cargo em junho deste ano.
A maior parte dos desembargadores são da própria magistratura. O TJPE é composto por juízes que ascendem na carreira conforme critérios de tempo de serviço e/ou merecimento.
Entretanto, a Constituição Federal estabelece que um quinto das vagas deve ser preenchido por outros critérios (Quinto Constitucional). Os outros critérios são:
Membros do Ministério Público estadual;
Advogados com mais de 10 anos de profissão.