OAB-PE promove evento sobre inteligência artificial e advocacia em outubro

Encontro reunirá especialistas de diversas áreas para discutir os impactos da inteligência artificial no âmbito jurídico

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 01/10/2025, às 11h09 - Atualizado às 11h31

Sede da OAB de Pernambuco
Ex-dirigentes defendem alternância de poder na OAB-PE - OAB-PE

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), por meio da Comissão de Direito da Tecnologia e da Informação (CDTI), realizará nos dias 16 e 17 de outubro, o evento “IA e Advocacia: Desafios e Oportunidades Inovadoras”.

A programação acontecerá na plenária da entidade e reunirá especialistas para discutir os impactos da inteligência artificial no Direito e no sistema de Justiça. O encontro contará com representantes da advocacia, da academia e dos setores público e privado.

A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, ressaltou a relevância da iniciativa. “É uma oportunidade de aprendizado em uma área tão atual do Direito, no tocante à inteligência artificial”, afirmou ela.

O presidente da CDTI, André Fernandes, que também será um dos palestrantes, destacou a proposta do evento.

“Queremos aproximar a advocacia dos debates sobre inteligência artificial, trazendo perspectivas práticas e acadêmicas para o exercício profissional”, disse o jurista.

Entre os nomes confirmados na programação estão Caio Scheidegger (SECTI/PE, Quantum Leap), Bárbara Alves (Ciberpsi), George Valença (UFRPE), Cláudio Lucena (UEPB), Raissa Moura (Nubank), Vinícius Calado (UNICAP) e Mariana de Siqueira (UFRN)

OAB-PE lança 2ª etapa de programa para regularização de débitos de advogados

A OAB-PE lançou a segunda etapa da campanha Fique em Ordem com a Ordem. O programa é voltado à regularização financeira de advogados e advogadas inscritos na seccional.

A iniciativa estará ativa até 22 de outubro de 2025 e oferece condições especiais para quitação de débitos de anuidades, parcelamentos e penalidades.

De acordo com a OAB, a  primeira fase da campanha resultou em mais de 1.500 negociações, enquanto a expectativa da segunda etapa é de 1.200 adesões, já que será mais curta.