Pesquisa analisou hábitos de consumo dos pernambucanos e aponta possíveis gastos para o Natal de 2024. Pix e lojas online ganham força neste ano
por Cynara Maíra
Publicado em 17/12/2024, às 11h25
Uma pesquisa da plataforma TIM Ads revelou que 67% dos pernambucanos planejam gastar até R$ 300 em presentes de Natal em 2024.
O levantamento, realizado entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro, indica que a maioria (63%) pretende presentear até cinco pessoas, com destaque para pais, mães (29%) e filhos (27%) na lista de prioridades.
Com a participação de mais de 1,2 mil pessoas, predominantemente jovens (78% com até 35 anos), o estudo identificou mudanças nos hábitos de consumo entre a população.
Embora as lojas físicas ainda sejam preferidas por 47% dos entrevistados, o número representa uma queda em comparação a 2023, quando alcançou 57%, sugerindo um aumento nas compras online ou em canais diversificados.
Entre os produtos mais procurados, roupas e calçados lideram com 24%, seguidos por brinquedos (20%).
O levantamento também destaca a consolidação do Pix como principal método de pagamento: 42% dos entrevistados afirmaram optar pela ferramenta, enquanto 28% ainda preferem o pagamento em dinheiro.
Esse padrão de comportamento também foi visto em outras regiões do país. Lançado em outubro de 2020, pelo Banco Central, o PIX chegou em setembro de 2024 a bater 227 milhões de transações em um dia e tem sido uma das modalidades mais utilizadas na população, principalmente mais jovem.
Além das intenções de compra, a pesquisa trouxe informações sobre os planos para as comemorações natalinas.
A maioria (38%) pretende celebrar a data com familiares e amigos próximos, enquanto 37% vão comemorar apenas em casa, com os moradores do mesmo lar.
O TIM Ads é uma plataforma que realiza levantamentos rápidos com usuários da TIM. Para incentivar a participação, os respondentes recebem bônus de dados móveis e de recargas.
Com o sistema, empresas e instituições sociais podem estudar seu público-alvo para entender comportamentos, necessidades, desejos e conferir se as ações estão causando o efeito esperado na sociedade.
Leia também
@blogdojamildo