O programa conta com um investimento de cerca de R$ 1,6 milhão
por Clara Nilo
Publicado em 02/09/2025, às 14h21 - Atualizado às 14h45
O Governo de Pernambuco apresentou, em Caruaru, o Ponte Tech, iniciativa que busca ampliar a presença de empresas locais de tecnologia no mercado nacional, especialmente no Sudeste, principal polo econômico do país.
O programa é executado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) em parceria com o Porto Digital e conta com investimento de cerca de R$ 1,6 milhão.
A proposta é fortalecer startups e empresas já consolidadas, conectando-as a grandes clientes e atraindo investimentos. O projeto prevê participação em feiras de tecnologia, missões empresariais e articulações com instituições estratégicas, como a Facepe e a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).
Segundo a diretora-presidente da Adepe, Ana Luiza Ferreira, a ação vai ajudar a posicionar Pernambuco como um hub de inovação. Já o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, destacou que a ideia é “encurtar distâncias” e abrir espaço para que soluções criadas no estado cheguem aos maiores centros econômicos do país.
O programa tem três eixos principais: promover intermediação de negócios entre empresas locais e companhias nacionais e internacionais; estabelecer presença no Sudeste; e apoiar a participação em grandes eventos do setor.
Na fase inicial, o Ponte Tech está mapeando empresas de tecnologia interessadas em expandir seus negócios e selecionando aquelas que devem compor as primeiras missões.
Empresas de tecnologia interessadas em participar do programa podem se inscrever pelo link.
A governadora Raquel Lyra (PSD) inaugurou, na última quinta-feira (28), a nova sede do Porto Digital em Caruaru, no mesmo dia em que o local recebeu a primeira edição do festival Rolê REC'n'Play no Agreste do Estado.
A edição especial do REC'n'Play aconteceu até o sábado (30) e contou com mais de 150 horas de atividades gratuitas. De tema “O Futuro Nos Conecta”, o festival oferece oficinas, workshops e palestras sobre inteligência artificial, robótica, e-sports e cultura digital.