Estrutura de inovação criada com 270 kg de resíduos plásticos integra ações de arte e sustentabilidade
por Clara Nilo
Publicado em 17/10/2025, às 12h57 - Atualizado às 13h30
Quem visitar o Rec’n’Play 2025 encontrará, na Rua do Bom Jesus, o Pavilhão da Inovação Urbana, construído com 270 quilos de plástico reciclado. Desenvolvido pelo Gabinete de Inovação Urbana (GIURB) do Recifeem parceria com o Projeto Precious Plastic UFPE, o objetivo foi mostrar o potencial de resíduos para se tornarem estruturas funcionais, resistentes e esteticamente marcantes.
A construção do pavilhão utiliza placas produzidas a partir de diferentes tipos de plásticos (de tampinhas de garrafa a peças automobilísticas), com predominância de Polipropileno e Polietileno de Alta Densidade, materiais mais adequados para trituração, moldagem e durabilidade. Para produzir uma única placa de 6 kg, são necessárias cerca de 3 mil tampinhas de refrigerante.
“Estamos desenvolvendo no Gabinete uma série de experimentos para integrar o plástico recolhido no Recife em produtos reciclados que possam ser incorporados às ações da Prefeitura”, afirmou o secretário Ed Ruas.
A produção das placas segue etapas rigorosas, como:
Além do pavilhão, o GIURB instalou, no Marco Zero, um tabuleiro gigante de damas, em que as peças foram feitas com latas de tinta reutilizadas. A intervenção une lazer e conscientização ambiental, convidando o público a repensar o destino de materiais descartados.
Complementando as ações, o Rec’n’Play também recebe a Feira de Arte Urbana, organizada pelo GIURB. O espaço reúne artistas, coletivos e projetos locais, com exposições, intervenções e instalações que exploram temas como sustentabilidade, cultura urbana e ocupação criativa dos espaços públicos.