Romero Albuquerque pede compra emergencial de antídotos contra metanol em Pernambuco

Deputado enviou solicitação ao Governo do Estado para garantir estoque de antídotos contra metanol e defendeu medidas de prevenção na rede pública

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 17/10/2025, às 11h39

Deputado estadual Romero Albuquerque
Deputado estadual Romero Albuquerque - Reprodução/ Wesley D'Almeida

Romero Albuquerque pediu compra emergencial de antídotos contra metanol ao Governo de Pernambuco.

Solicitação foi encaminhada à governadora Raquel Lyra e às pastas da Casa Civil e Saúde.

Três projetos do deputado sobre rastreabilidade e resposta rápida foram aprovados na Alepe.

Parlamentar reforçou caráter preventivo das medidas diante do risco de bebidas adulteradas.

O deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil) solicitou ao Governo de Pernambuco a aquisição emergencial de antídotos usados no tratamento de intoxicação por metanol. O pedido foi encaminhado à governadora Raquel Lyra (PSD), ao secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e à secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, com o objetivo de reforçar o estoque da rede pública e prevenir possíveis ocorrências no Estado.

O parlamentar afirmou que o apelo tem caráter preventivo, diante do risco crescente de comercialização irregular de bebidas adulteradas e do aumento de casos de envenenamento registrados em outras regiões do país.

Estamos falando em salvar vidas. É fundamental que o Estado disponha dos antídotos adequados e em quantidade suficiente para o atendimento rápido das pessoas intoxicadas. O metanol é uma substância letal e qualquer demora no tratamento pode ser fatal”, declarou Romero Albuquerque.

As iniciativas foram aprovadas em conjunto com outras cinco propostas que buscam coibir a adulteração de bebidas alcoólicas e reforçar a fiscalização no Estado.

Ação preventiva e articulação institucional

Com a nova indicação, Romero Albuquerque afirmou que espera uma resposta rápida do Executivo estadual, de modo a garantir que as unidades de saúde estejam preparadas para tratar casos de intoxicação de forma imediata.

O metanol é altamente tóxico, e o tratamento exige antídotos específicos que nem sempre estão disponíveis. É preciso agir antes que o problema chegue a Pernambuco”, ressaltou o deputado.

Alepe reforça regras contra adulteração

Um substitutivo aprovado na Assembleia Legislativa foi apresentado pelo deputado Diogo Moraes (PSDB), que reforma regras estaduais contra adulteração de bebidas alcoólicas com substâncias tóxicas, como o metanol.

O texto unifica oito projetos de lei apresentados por cinco parlamentares (Antônio Coelho (UB), Romero Albuquerque (UB), João Paulo Costa (PCdoB), Luciano Duque (SD) e Socorro Pimentel (UB) e cria um marco legal para prevenção, fiscalização e responsabilização em casos de contaminação de bebidas.

Aprovado, o texto aguarda a sanção da governadora em exercício Priscila Krause (PSD).