Deputado enviou solicitação ao Governo do Estado para garantir estoque de antídotos contra metanol e defendeu medidas de prevenção na rede pública
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 17/10/2025, às 11h39
Romero Albuquerque pediu compra emergencial de antídotos contra metanol ao Governo de Pernambuco.
Solicitação foi encaminhada à governadora Raquel Lyra e às pastas da Casa Civil e Saúde.
Três projetos do deputado sobre rastreabilidade e resposta rápida foram aprovados na Alepe.
Parlamentar reforçou caráter preventivo das medidas diante do risco de bebidas adulteradas.
O deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil) solicitou ao Governo de Pernambuco a aquisição emergencial de antídotos usados no tratamento de intoxicação por metanol. O pedido foi encaminhado à governadora Raquel Lyra (PSD), ao secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e à secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, com o objetivo de reforçar o estoque da rede pública e prevenir possíveis ocorrências no Estado.
O parlamentar afirmou que o apelo tem caráter preventivo, diante do risco crescente de comercialização irregular de bebidas adulteradas e do aumento de casos de envenenamento registrados em outras regiões do país.
“Estamos falando em salvar vidas. É fundamental que o Estado disponha dos antídotos adequados e em quantidade suficiente para o atendimento rápido das pessoas intoxicadas. O metanol é uma substância letal e qualquer demora no tratamento pode ser fatal”, declarou Romero Albuquerque.
As iniciativas foram aprovadas em conjunto com outras cinco propostas que buscam coibir a adulteração de bebidas alcoólicas e reforçar a fiscalização no Estado.
Com a nova indicação, Romero Albuquerque afirmou que espera uma resposta rápida do Executivo estadual, de modo a garantir que as unidades de saúde estejam preparadas para tratar casos de intoxicação de forma imediata.
“O metanol é altamente tóxico, e o tratamento exige antídotos específicos que nem sempre estão disponíveis. É preciso agir antes que o problema chegue a Pernambuco”, ressaltou o deputado.
Um substitutivo aprovado na Assembleia Legislativa foi apresentado pelo deputado Diogo Moraes (PSDB), que reforma regras estaduais contra adulteração de bebidas alcoólicas com substâncias tóxicas, como o metanol.
O texto unifica oito projetos de lei apresentados por cinco parlamentares (Antônio Coelho (UB), Romero Albuquerque (UB), João Paulo Costa (PCdoB), Luciano Duque (SD) e Socorro Pimentel (UB) e cria um marco legal para prevenção, fiscalização e responsabilização em casos de contaminação de bebidas.
Aprovado, o texto aguarda a sanção da governadora em exercício Priscila Krause (PSD).
Leia também