Empreendedores de Ipojuca vão receber cursos gratuitos do Sebrae

Convênio entre a Prefeitura de Ipojuca e o Sebrae busca capacitar empreendedores e fortalecer economia local também com consultorias e assessorias.

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 09/05/2025, às 15h51 - Atualizado às 16h18

Prefeitura de Ipojuca assina convênio com Sebrae-PE - Divulgação
Prefeitura de Ipojuca assina convênio com Sebrae-PE - Divulgação

Através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Ipojuca e o Sebrae-PE, nesta quinta-feira (08), os empreendedores locais vão passar a receber cursos, consultorias e outras ações de forma permanente e gratuita. 

De acordo com o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, o convênio foi desenvolvido pensando no fortalecimento da economia local que tem, aproximadamente, um PIB de R$ 14,9 bilhões, com a indústria representando 60,6% desse valor, seguida pelos serviços (30,3%), administração pública (7,4%) e agropecuária (1,6%).  

Para o gestor municipal, a iniciativa possibilitará aos ipojucanos o acesso gratuito a uma série de serviços de capacitação, orientação e assessoria promovidos pela entidade, uma das maiores fomentadoras do empreendedorismo no Brasil.

O convênio foi assinado durante reunião entre o prefeito e representantes do Sebrae-PE. Na ocasião da assinatura, o prefeito destacou que a parceria com o Sebrae busca a valorização do empreendedorismo como motor de desenvolvimento em Ipojuca.

Santana declarou que a prefeitura está descentralizando o atendiimento, levando orientação e capacitação aos distritos e comunidades, garantindo que os micro e pequenos empreendedores tenham acesso a ferramentas reais de crescimento.

"Com os cursos, consultorias e apoio técnico do Sebrae, ampliamos o alcance da Casa do Empreendedor e criamos um ecossistema mais justo, inovador e acessível para quem deseja empreender e transformar sua realidade”, afirmou o prefeito.

O Sebrae vai atuar diretamente com a promoção de ações desenvolvidas pela Casa do Empreendedor, incluindo cursos de formação, consultorias especializadas e outras atividades de estímulo à formalização e crescimento de pequenos negócios.

O trabalho acontecerá tanto na sede da instituição, quanto de forma volante nos bairros e distritos do município.