Em Pernambuco, 33,5% dos aposentados e pensionistas aptos para aderirem ao acordo já o fizeram
por Clara Nilo
Publicado em 21/07/2025, às 11h04 - Atualizado às 12h02
Na próxima quinta-feira (24), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) irá dar início aos pagamentos referentes ao plano de ressarcimento para aposentados e pensionistas que foram vítimas dos descontos indevidos de entidades associativas.
Em Pernambuco, mais de 30 mil pessoas já aderiram o acordo do Governo Federal, ou seja, 33,5% dos 91.940 beneficiários aptos a assinar o acordo no estado.
Nacionalmente, o índice de adesão é, até agora, de 30,4%, com mais de 582 mil aposentados e pensionistas já tendo assinado o acordo em todo o país. A ordem para receber seguirá a de adesão: receberá primeiro, quem aderiu primeiro.
O pagamento, feito de forma integral e corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), será trasnferido diretamente na conta em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.
“O Governo do Brasil firmou um acordo histórico com INSS, MPF, DPU e OAB para acelerar a devolução dos descontos ilegais em benefícios”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em suas redes sociais.
Estão aptos a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis. Essa classificação representa mais de 1,9 milhão de pessoas.
É possível aderir de forma gratuita através do aplicativo e/ou site Meu INSS ou através dos Correios. A data limite é 14 de novembro deste ano.