Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família

Agora o público inclui famílias com pessoas em situação de rua, integrantes em risco associado à violação de direitos e/ou em risco de segurança alimentar

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 10/07/2025, às 11h40 - Atualizado às 12h07

Lyon Santos/ MDS
Lyon Santos/ MDS

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), ampliou o alcance do Bolsa Família para famílias em condições de maior vulnerabilidade social. Além dos grupos que já recebiam, três novos grupos passam a fazer parte do programa. 

Os novos perfis são: famílias com pessoas em situação de rua, com integrantes em risco social associado à violação de direitos e com pessoas em risco de segurança alimentar, conforme identificação do Ministério da Saúde. A mudança passa a valer a partir da folha de pagamento do benefício de julho de 2025.

Esses segmentos somam-se aos já previstos, que abrange famílias com integrantes em situação de trabalho infantil, com integrantes libertos de situação análoga à de trabalho escravo, quilombolas e indígenas, além de famílias com catadores de material reciclável.

“O objetivo é aumentar o nível de proteção social, de segurança de renda e de segurança alimentar em favor de famílias que se encontram em situação de alto risco social. As inclusões são decorrentes de um olhar articulado do Bolsa Família com outras políticas públicas”, explicou o ministro do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Além de buscar garantir renda para as famílias em situação de pobreza, o programa do Governo Federal também tem como objetivo integrar políticas e fortalecer o acesso a direitos básicos como saúde, educação e assistência social.

Além disso, a iniciativa também integra ações em áreas como esporte, ciência e trabalho, fundamentais para superar a pobreza e haver transformação social.

De acordo com o governo brasileiro, o Bolsa Família já tirou milhões de brasileiros e brasileiras de situações de fome.