Raquel Lyra receberá R$ 19,2 milhões em projeto para mulheres vítimas de violência no Recife

Raquel Lyra recebe investimento do Ministério da Mulher para construção de projeto no Recife direcionado para mulheres vítimas de violência

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 10/01/2025, às 10h49

Raquel Lyra recebeu recursos do Ministério da Mulher de Cida Gonçalves - Miva Filho/Secom
Raquel Lyra recebeu recursos do Ministério da Mulher de Cida Gonçalves - Miva Filho/Secom

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Mulher, firmou contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção e equipagem da Casa da Mulher Brasileira no Recife.

O investimento de R$ 19,2 milhões, proveniente do Programa de Proteção à Vida, Fortalecimento da Família, Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para Todos, do Ministério das Mulheres, cria um espaço integrado para atendimento a mulheres vítimas de violência.

"O cuidado com as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Pernambuco é uma das maiores preocupações da nossa gestão. Com o apoio do governo federal, poderemos ampliar os serviços públicos e fortalecer o atendimento especializado", afirmou a governadora Raquel Lyra (PSDB) ao celebrar a construção do projeto em Pernambuco. 

Atendimentos especializados e estrutura da nova Casa da Mulher

A Casa da Mulher Brasileira terá serviços especializados como: 

  • Acolhimento
  • Apoio psicossocial
  • Delegacia
  • Representantes do Juizado
  • Representantes do Ministério Público
  • Representantes da Defensoria Pública

O espaço contará ainda com promoção de autonomia econômica, brinquedoteca para crianças, alojamento temporário e transporte, quando necessário.

A Casa será essencial para que mulheres em situação de violência tenham todo o suporte necessário, desde o acolhimento até a denúncia do agressor, além de apoio psicológico e abrigo temporário”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania). 

Além de facilitar o acesso a serviços em um único local, a estrutura tem o objetivo de empoderar mulheres e promover autonomia econômica para vítimas de violência. A ideia é romper o ciclo de violência. 

Programa vai ao Agreste e São Francisco

Além da unidade no Recife, outras duas Casas da Mulher Brasileira serão construídas em Pernambuco, nos municípios de Caruaru e Petrolina.

Para Juliana Gouveia, secretária da Mulher de Pernambuco, o projeto é um marco nas políticas públicas voltadas às mulheres. “Este espaço é fruto da parceria com o Governo Federal e representa o compromisso da gestão Raquel Lyra em oferecer um atendimento integrado e humanizado para todas as mulheres em situação de violência,” pontuou.

@blogdojamildo