Cinco titulares e cinco suplentes eleitos por Região Político-Administrativa (RPA) tomarão posse, além de quatro entidades da sociedade civil
por Clara Nilo
Publicado em 31/07/2025, às 13h12 - Atualizado às 13h49
A Prefeitura do Recife realizará, no próximo sábado (2), a posse dos novos representantes da sociedade civil e das entidades eleitas para o Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR), referentes ao biênio 2025–2027.
A nova composição do CMPPIR terá como missão fortalecer a participação popular e contribuir com o enfrentamento ao racismo institucional e estrutural na cidade.
Ao todo, tomarão posse cinco titulares ecinco suplentes eleitos por Região Político-Administrativa (RPA), além de quatro entidades da sociedade civil, escolhidas no pleito realizado no dia 18 de junho.
A cerimônia será realizada a partir das 16h, no Compaz Dom Hélder Câmara, durante o Seminário de Atualização da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Pela manhã, haverá uma homenagem à ativista Marta Almeida, referência na luta das mulheres negras em Pernambuco, e palestras sobre igualdade racial e justiça social.
“Quando o poder público abre espaços de escuta como esse, a tendência é acertar cada vez mais na implementação das políticas públicas. Vamos seguir juntos por um Recife sem racismo”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
Entre os destaques da programação, está a palestra “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social”, ministrada por Teresa França, professora da UFPE e coordenadora de pesquisa em educação antirracista, e por Rose Santos, da Secretaria de Saúde do Recife, que atua com a política de saúde da população negra.
A iniciativa é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal de Política de Promoção de Igualdade Racial (CMPPIR).