INSS inicia devolução de descontos indevidos na conta de aposentados a partir desta segunda (26)

INSS inicia devolução de R$ 292 milhões referentes a descontos indevidos em benefícios pagos em abril; beneficiários não precisam solicitar reembolso

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 25/05/2025, às 08h29

Medida foi adotada após irregularidades descobertas por investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federa (PF) - Divulgação
Medida foi adotada após irregularidades descobertas por investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federa (PF) - Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a devolver, a partir desta segunda-feira (26), os valores descontados indevidamente das aposentadorias e pensões no mês de abril. Ao todo, R$ 292 milhões serão reembolsados aos beneficiários, junto com o pagamento regular dos benefícios, que segue até o dia 6 de junho.

No final de abril, o INSS suspendeu os descontos referentes a mensalidades associativas feitos diretamente na folha de pagamento. No entanto, como a folha de abril já havia sido fechada, os valores foram descontados entre 24 de abril e 8 de maio, mas não repassados às entidades. Agora, os recursos serão devolvidos automaticamente aos segurados, sem necessidade de solicitação.

Calendário de devolução

A devolução seguirá o calendário do pagamento do benefício, que varia conforme o valor do benefício e último dígito do Número de Benefício (NB) — desconsiderando o dígito verificador após o traço.

Para quem recebe até um salário mínimo:

  • Final 1 — 26 de maio
  • Final 2 — 27 de maio
  • Final 3 — 28 de maio
  • Final 4 — 29 de maio
  • Final 5 — 30 de maio
  • Final 6 — 2 de junho
  • Final 7 — 3 de junho
  • Final 8 — 4 de junho
  • Final 9 — 5 de junho
  • Final 0 — 6 de junho

Para quem recebe acima de um salário mínimo:

  • Final 1 e 6 — 2 de junho
  • Final 2 e 7 — 3 de junho
  • Final 3 e 8 — 4 de junho
  • Final 4 e 9 — 5 de junho
  • Final 5 e 0 — 6 de junho

Mensalidades anteriores

Beneficiários que identificarem descontos indevidos em meses anteriores podem solicitar a devolução pelo Meu INSS (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135, sem precisar enviar documentos, apenas informando se autorizou o desconto.

O INSS solicitará à entidade comprovação da autorização. Caso não haja comprovação, os valores serão devolvidos ao beneficiário pelos mesmos canais de pagamento do benefício — conta bancária ou cartão magnético.

Novos canais de atendimento

A partir de 30 de maio, os aposentados e pensionistas poderão consultar possíveis descontos indevidos nas agências dos Correios, que contam com 4.730 unidades habilitadas e cerca de 20 mil funcionários treinados para auxiliar, especialmente quem tem dificuldade com o app ou telefone.

Após a consulta presencial e o prazo para apresentação de documentos pelas associações, o beneficiário poderá voltar à agência para validar ou contestar as informações.

Como consultar

Além do app Meu INSS, a Central de Teleatendimento 135 também oferece informações sobre descontos, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os horários mais indicados para contato são após as 16h e aos sábados.

Alerta contra golpes

O INSS alerta que não realiza contato telefônico, por SMS, WhatsApp ou e-mail para informar sobre devoluções. Toda comunicação oficial será feita via notificação no aplicativo Meu INSS. Para dúvidas, a recomendação é ligar para o telefone 135.

Fontes oficiais

Recomenda-se que os beneficiários consultem apenas os canais oficiais do INSS — site gov.br/inss e redes sociais verificadas — e evitem clicar em links suspeitos ou fornecer dados pessoais em contatos não oficiais.

Passo a passo para acessar o Meu INSS

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS nas plataformas App Store (iOS) ou Google Play (Android).
  2. Crie uma conta usando o CPF para login e senha.
  3. Após o login, clique no ícone de sininho no canto superior direito para ver notificações.
  4. Se não houver desconto, aparecerá a mensagem: "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício".
  5. Caso haja desconto, aparecerá o nome da entidade e o período do desconto.
  6. Para consultar descontos, vá em "Extrato de benefício" na página inicial e verifique os descontos listados.
  7. Se não autorizou o desconto, comunique o pagamento indevido via app ou telefone para ter a devolução.