Seminário de Novos Gestores promovido pelo TCE começou na terça-feira (18) e contou com a participação de diversos políticos
por Cynara Maíra
Publicado em 19/03/2025, às 08h45 - Atualizado às 09h39
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) promoveu, nesta terça-feira (18), a abertura do VI Seminário de Novos Gestores Municipais, evento que reuniu prefeitos, secretários e representantes do Legislativo no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O evento ocorrerá até o dia 26 de março e tem o objetivo de discutir boas práticas administrativas, eficiência na prestação de serviços e o papel do controle externo, com diversas capacitações.
Além dos prefeitos das cidades pernambucanas, o encontro contou com a presença da governadora em exercício Priscila Krause (PSDB), o procurador-geral do Ministério Público do Estado, José Paulo Xavier e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o ex-prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia.
Durante a solenidade de abertura, o presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, citou a importância da parceria entre o Tribunal e as gestões municipais e declarou que o TCE deseja ser visto não como um obstáculo, mas sim um aliado para boas práticas.
"Nosso papel é orientar e garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma eficiente, respeitando os princípios da legalidade e da transparência", afirmou Pascoal.
No encontro, membros do Tribunal entregaram relatórios com informações para melhorar a administração de cada município.
"Diante de um novo pleito, o Tribunal convoca esses gestores municipais para se apresentarem e mostrarem o papel do Tribunal de Contas. É uma troca de experiências, informações, ouvindo os gestores para saber seus obstáculos e dificuldades para que o Tribunal possa fazer um bom controle. No final, quem sai ganhando é o cidadão pernambucano que vai ter políticas públicas mais eficientes”, citou o presidente do TCE.
Em seu momento de fala, Priscila Krause aproveitou para falar sobre a criação do Núcleo de Apoio aos Municípios, iniciativa que busca aprimorar o planejamento e a execução de políticas públicas em parceria com as prefeituras.
O núcleo começou a reunir os gestores para entender demandas e planejar ações de desenvolvimento.
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, representou os prefeitos pernambucanos em sua fala, citando a importância do diálogo entre as prefeituras e os órgãos de controle.
“A evolução que a Corte tomou ao longo dos anos, com o diálogo aberto entre a Amupe e os municípios é muito importante. Ficamos muito felizes em ter esse diálogo aberto com o Tribunal de Contas para construir soluções que atendam tanto a legislação que está em uma constante evolução, quanto transformar a realidade e a vida da população”, falou o político, que será reconduzido como presidente da Amupe nesta quarta-feira (19).