Mesmo como líder no Nordeste, Recife cai 16 posições no ranking geral de competitividade. Indicadores de saúde e segurança, como mortalidade juvenil, pesam
por Yan Lucca
Publicado em 21/08/2024, às 14h26
Mais cedo, o Blog do Jamildo divulgou os resultados referentes à Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) trazendo o Recife em primeiro lugar entre os municípios mais competitivos no Nordeste.
A mesma pesquisa que enumera bons números para a gestão de João Campos (PSB) também aponta os principais desafios para a capital, que desceu 16 posições no ranking geral dos municípios.
Segundo o levantamento, telecomunicações, segurança, acesso à saúde e qualidade de vida foram cruciais para fazer com que Recife despencasse 16 posições em relação a 2023.
No quesito segurança, por exemplo, o Recife, única capital do Brasil que não tem uma guarda municipal armada, caiu três quesitos:
João Campos, atual prefeito e candidato à reeleição, chegou a se comprometer em armar parcialmente a guarda municipal em um eventual segundo mandato.
“Nós vamos começar um estudo para poder ter um novo ciclo para o grupamento tático operacional específico da guarda ter cursos de formações específicas para essa parte da guarda municipal, com reforço da corregedoria, com equipamentos como Bodycam [câmera corporal], para a gente começar um processo gradual de armamento da guarda começando com um grupo específico da guarda”, disse o chefe do executivo em sabatina.
Em 2023, a cidade registrou 597 Mortes Violentas Intencionais (MVI), de acordo com informações da SDS. Um aumento de 10,18% em relação à 2022 quando foram contabilizadas 542 mortes.
@blogdojamildo Governo prepara robusto lançamento na área de segurança, saiba mais. 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo#notícia#blogdojamildo♬ som original - Blog do Jamildo
Saúde e telecomunicações também foram destaques negativos para o Recife no ranking. Vale ressaltar que a queda de posições não necessariamente significa uma piora no quadro. Na verdade, as pontuações mostram que não houve um avanço relativo, frente a outros municípios dentro desses quesitos.
No acesso à saúde, o atendimento pré-natal (caiu 19 posições) e a cobertura vacinal (caiu 18 posições) foram pontos críticos. Recife também caiu 84 posições por conta de mortalidade por causas evitáveis.
Porém, no quesito desnutrição na infância Recife subiu 167 posições. No primeiro dia de sua campanha, o prefeito do Recife afirmou que triplicará o número de vagas nas creches. “Todas essas crianças terão acesso a um serviço de qualidade, cinco refeições por dia, acompanhamento profissional de perto, com o cuidado e atenção que merecem", afirmou João Campos.
Os resultados foram apresentados no evento de lançamento do ranking, nesta quarta-feira (21), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. João Campos não esteve presente em virtude de compromisso de sua campanha de reeleição. Raquel Lyra compareceu ao evento, como outros governadores convidados.
Leia também
@blogdojamildo