Segundo o prefeito João Campos, as obras buscam melhorar o trânsito, minimizar alagamentos e promover melhores ambientes de convivência para o Ibura
por Otávio Gaudêncio
Publicado em 19/01/2026, às 10h01 - Atualizado às 11h00
Prefeitura do Recife entregou a primeira etapa da nova rota de saída do Ibura, na Zona Sul.
A obra tem investimento total de R$ 12 milhões, em parceria com o Governo Federal.
O projeto inclui pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanismo social.
A intervenção permitirá o alargamento da Avenida Dom Hélder Câmara e redução de alagamentos.
As obras começaram em novembro de 2024 e devem terminar no primeiro semestre de 2026.
O projeto prevê melhorias de acessibilidade, arborização e espaços de lazer.
A Prefeitura do Recife entregou, no sábado (17), a primeira etapa da nova rota de saída do bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade.
A obra em parceria com o Governo Federal vem de investimento de R$ 12 milhões do convênio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. A obra pretende implementar serviços de pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanismo social de áreas públicas.
“Hoje estamos entregando a primeira etapa e, neste momento, a via vai funcionar como um acesso local para atender a comunidade. Em um futuro próximo, com a entrega da segunda e da terceira etapas, a gente vai viabilizar um novo acesso para o Ibura. Quem vem pela Avenida Recife poderá entrar por aqui, sem precisar passar pela Dom Hélder”, destacou o prefeito João Campos.
Segundo o prefeito, a mudança permitirá que a Dom Helder se alargue, funcionando como uma "mini Via Mangue" com uma grande área de retenção embaixo, para armazenar a água da chuva e evitar alagamentos na Avenida Recife.
Iniciadas em novembro de 2024, a expectativa é de que as obras terminem ainda neste primeiro semestre de 2026.
A principal intervenção é a implantação de um novo corredor viário, com aproximadamente 1.100 metros de extensão em sentido único (Ibura–Centro), ligando a Avenida Dom Hélder Câmara à Avenida Recife. O projeto também busca implantar um novo sistema de macrodrenagem, para minimizar os alagamentos na região.
Há planos para readequar os espaços de convívio na região. A Prefeitura planeja implantar rampas de acessibilidade, piso tátil e direcional e rebaixar o meio-fio, além de arborizar o trecho. Segundo o prefeito, espaços de lazer e convivência como quadras, parques infantis e mesas de jogos estão no planejamento.
A primeira etapa entregue contempla pavimentação, drenagem, calçadas e sinalização das ruas do Conde e Pitimbú, além de trechos da Avenida José Brasileiro Vila Nova e da Rua Manaíra.
A moradora Maria do Carmo, de 63 anos, falou sobre as dificuldades antes das intervenções. “Eu vim morar aqui com 13 anos. Antes, as ruas eram todas esburacadas. Quando chovia, ficava tudo cheio de lama e era difícil até de sair de casa. Agora ficou bom. Dá pra andar, fazer caminhada. Quando tudo estiver pronto, com a praça que eles dizem que vão fazer, vai melhorar ainda mais. Para quem mora aqui, como eu, é uma mudança grande”, pontuou.