João Campos anuncia revitalização na Rua do Bom Jesus

Projeto Cores no Centro prevê pintura de 16 fachadas na rua até fevereiro de 2026, em parceria da Prefeitura com a Tintas Coral

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 26/09/2025, às 09h16 - Atualizado às 09h44

Imagem da Rua do Bom Jesus, com prédios de cada lado
Rua do Bom Jesus - Marcos Pastich/Arquivo PCR

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que a Rua do Bom Jesus, considerada a terceira mais bonita do mundo pela revista Architectural Digest e localizada no Recife Antigo, será revitalizada a partir de 1º de outubro. A ação é uma parceria da gestão municipal e a Tintas Coral. 

A iniciativa prevê a pintura e pequenos reparos em 16 imóveis do conjunto tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com base em critérios de conservação, anuência dos proprietários e licenciamento municipal.

O cronograma prevê a preparação das fachadas em outubro, início da pintura em 1º de novembro e conclusão até 15 de fevereiro de 2026, antes do Carnaval.

O projeto, que faz parte do Cores no Centro, coordenado pelo Gabinete do Centro (Recentro), também terá apoio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e do Gabinete de Inovação Urbana.

A Coral participa com a doação de tintas e capacitação de moradores da Comunidade do Pilar, que atuarão como auxiliares nos serviços. Ao todo, cerca de 20 pessoas foram treinadas na segunda semana de setembro

Para a chefe do Recentro, Ana Paula Vilaça, a ação fortalece a imagem da rua como cartão-postal da cidade. “Acreditamos que a requalificação amplia a atratividade turística e cultural da área e articula benefícios fiscais aos proprietários por meio da Lei do Recentro”, afirmou ela.

Além da recuperação estética, a iniciativa da Prefeitura do Recife tem como objetivo abrir caminho para futuras adoções da via por parceiros privados para garantir a manutenção contínua do espaço histórico.