Pernambuco teria maior disparidade de salários entre juízes e população, aponta estudo

De acordo com o estudo divulgado pela associação Livres, juízes pernambucanos ganhariam 36,8 vezes a renda média da população

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 26/09/2025, às 07h47 - Atualizado às 08h24

Imagem de mão de juiz segurando martelo de madeira
Deputados também estão no estudo - Canva

Um levantamento divulgado pela associação civil Livres, o Índice de Disparidade Salarial (IDS), mostrou que Pernambuco estaria entre os estados com maior diferença entre a remuneração de autoridades jurídicas e parlamentares e a renda média da população.

De acordo com o estudo, juízes receberiam, em média, 36,8 vezes mais que a população. Já no Poder Legislativo, deputados estaduais têm sálarios equivalentes a 22,7 vezes a renda média. No Recife, o índice aplicado aos vereadores chega a 11 vezes.

Segundo George Bastos, líder do Livres em Pernambuco, a situação demonstra um deslocamento da realidade social. 

“O caso de Pernambuco mostra como o Judiciário e o Legislativo se mantêm afastados da realidade social. O IDS evidencia um problema estrutural, que não se justifica do ponto de vista fiscal nem democrático”, afirmou ele. 

Além de Pernambuco, os maiores índices do país também estão no Nordeste. Alagoas tem uma diferença salarial entre juízes e população de 43,5 vezes, no Maranhão deputados estaduais recebem 31 vezes mais.

De acordo com o estudo, a desigualdade estrutural fragilizaria a confiança social e limitaria a efetividade de políticas públicas, o que perpetuaria a distância entre elite pública e sociedade civil.

O estudo recomenda medidas como teto salarial proporcional à renda local, transparência integral sobre benefícios e uso do Índice de Disparidade Salarial como instrumento oficial de monitoramento.

Sobre o estudo

O IDS é uma ferramenta criada pela associação Livres com base em dados da PNAD/IBGE e de portais oficiais de transparência. O índice mede a distância entre os salários de magistrados, governadores, deputados, prefeitos e vereadores em relação à renda média da população de cada estado.