Exclusivo: MPF vai investigar 'má gestão' na obra do MetroREC de ampliação do VLT até o Cabo

Inquérito para investigar obra do MetroREC foi aberto por determinação da Procuradoria da República em Pernambuco

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 05/02/2025, às 15h19

O metrô não funciona a contento na capital pernambucan há vários anos - Foto: Divulgação
O metrô não funciona a contento na capital pernambucan há vários anos - Foto: Divulgação

Sem alarde, o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco vai investigar a "obra de ampliação da ferrovia do VLT, que liga o terminal integrado de Cajueiro Seco, em Prazeres, até a estação central no Cabo de Santo Agostinho", de responsabilidade da estatal federal CBTU, que é responsável pela MetroREC.

Segundo o MPF, será apurada a suposta "má gestão na obra". Também serão investigadas "outras questões de infraestrutura ligadas à ferrovia de responsabilidade da CBTU".

O MPF informa que "os elementos até então colhidos apontam a necessidade de aprofundar as investigações, com a realização de outras diligências".

O inquérito foi aberto em 3 de fevereiro, por decisão da Procuradoria da República em Pernambuco.

A decisão de iniciar a investigação foi da procuradora Mona Lisa Duarte Aziz.

No momento, o BNDES estuda a melhor forma de privatizar o serviço, como aconteceu em Minas Gerais. Conforme já relatou o site Jamildo.com.

ESTATAL FEDERAL EM PERNAMBUCO

O Metrô do Recife (MetroREC) é um sistema de transporte urbano que funciona na Região Metropolitana do Recife, no Estado de Pernambuco.

É administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estatal federal.

A rede é composta por 37 estações, três linhas (das quais duas são eletrificadas), abrangendo uma extensão de 71 quilômetros e transportando diariamente cerca de 400 mil passageiros.

Com tantas autoridades pernambucanas no governo Federal, o Metrô do Recife é um lástima para a capital pernambucana. Não se vê igual serviço ruim em Salvador e Fortaleza, por exemplo.

O MetroREC deveria ser uma solução essencial para a mobilidade urbana no Recife e sua região metropolitana. Ele ajudaria a reduzir o congestionamento nas estradas e a melhorar o tempo de deslocamento dos moradores.

A presença efetiva e eficiente de um sistema de metrô estimularia o desenvolvimento econômico ao facilitar o acesso ao trabalho, à educação e a serviços essenciais. Isso poderia atrair novos investimentos e empresas para a região metropolitana do Recife.

@blogdojamildo