Amupe inicia planejamento do 9º Congresso de Municípios e apresenta novo setor de projetos

Vice-presidente Pedro Freitas comanda reunião para o Congresso de Municípios, maior evento do N/NE, e conhece setor de Arquitetura e Engenharia que apoiará gestões de Pernambuco

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 09/12/2025, às 15h40 - Atualizado às 15h46

O evento, reconhecido como o maior encontro municipalista do Norte e Nordeste, será realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2026, no novo espaço do Recife Expo Center. - Foto: Divulgação
O evento, reconhecido como o maior encontro municipalista do Norte e Nordeste, será realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2026, no novo espaço do Recife Expo Center. - Foto: Divulgação

O vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, esteve na sede da entidade nesta sexta-feira (05) para participar da reunião de planejamento do 9º Congresso Pernambucano de Municípios.

O evento, reconhecido como o maior encontro municipalista do Norte e Nordeste, será realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2026, no novo espaço do Recife Expo Center.

Durante a reunião, Pedro Freitas discutiu pontos estruturantes do evento, como a definição do tema central, a organização das salas temáticas, a programação de palestrantes e os detalhes do cerimonial.

A proposta para a abertura do Congresso é que ganhe um novo formato, combinando a participação de uma personalidade nacional com uma palestra inicial, seguida do momento oficial com as falas das autoridades.

Estamos construindo um Congresso que contribua de forma prática para o dia a dia dos gestores, fortalecendo o diálogo e a troca de experiências entre os municípios pernambucanos”, afirmou Pedro Freitas.

O objetivo é aprimorar a troca de informações entre as gestões e a participação de especialistas em temas de interesse municipal.

Além do planejamento do Congresso, o vice-presidente conheceu de perto o funcionamento do recém-inaugurado Setor de Arquitetura e Engenharia da Amupe.

Criado para apoiar os municípios pernambucanos na elaboração de projetos e no suporte técnico, o setor já está em operação.

Na visita, Freitas acompanhou a apresentação de um projeto de praça enviado pelo município de Aliança, ouvindo a equipe técnica, realizando ponderações e sugerindo ajustes para adequar a proposta à realidade local.

A iniciativa da Amupe em realizar o 9º Congresso em novo formato e espaço, somada à criação do Setor de Arquitetura e Engenharia, reforça o papel da entidade no suporte técnico e na qualificação das gestões do estado.

O Congresso de Municípios é fundamental para a pauta municipalista regional, servindo como plataforma para debater temas como financiamento, saúde e educação.