Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) sedia encontro sobre elaboração de Plano de Mobilidade Urbana em cidades com até 50 mil habitantes
por Ana Luiza Melo
Publicado em 09/12/2025, às 15h06 - Atualizado às 15h17
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza nesta quarta-feira (10), a partir das 9h, em seu auditório, a "Agenda para os Planos de Mobilidade Urbana" focada em municípios com população entre 20 mil e 50 mil habitantes.
O encontro visa oferecer diretrizes e informações técnicas a gestores e equipes municipais sobre a elaboração dos planos, conforme exige a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012).
O evento contará com a participação da esfera federal.
A Coordenadora-Geral de Planejamento da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Danielle Costa de Holanda, está na programação para apresentar orientações detalhadas sobre o processo de elaboração dos planos e sublinhar a importância do planejamento para a organização dos serviços e deslocamentos dentro dos municípios.
A Amupe utiliza o evento para marcar o início do apoio técnico direto aos municípios através do seu recém-implantado setor de Arquitetura e Engenharia.
Este novo setor terá a função de acompanhar e oferecer suporte técnico contínuo às administrações municipais na elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana, auxiliando no cumprimento das exigências legais e na construção desses instrumentos de planejamento.
O presidente da AMUPE, Marcelo Gouveia, destacou o papel da entidade no suporte técnico.
“O objetivo é assegurar que os municípios tenham as condições necessárias para estruturar seus planos de mobilidade com orientação técnica adequada. A Amupe estará ao lado das gestões, oferecendo suporte e construindo esse caminho de forma conjunta”, afirmou.
O debate sobre planejamento ocorre poucos dias após o Ministério das Cidades ter divulgado a Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (Pemob) 2025 no último dia 4.

A Pemob reuniu informações de 82 municípios e 13 governos estaduais (referentes a 29 regiões metropolitanas) com mais de 250 mil habitantes, conforme o Censo 2022 do IBGE.
Os dados coletados revelam que a frota operacional de 22 mil ônibus urbanos rodou mais de 8,1 bilhões de quilômetros em um ano nas grandes cidades respondentes.
O levantamento, que visa ser um ponto de partida para aprimorar políticas públicas, indicou que, em 2024, 4 bilhões de passageiros foram transportados por ônibus.
O Secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, afirmou que a pesquisa é fundamental para avaliar as políticas de transporte e garantir uma mobilidade melhor para todos.A
Leia também