Amupe debate Plano de Mobilidade Urbana com Ministério das Cidades para municípios de PE

Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) sedia encontro sobre elaboração de Plano de Mobilidade Urbana em cidades com até 50 mil habitantes

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 09/12/2025, às 15h06 - Atualizado às 15h17

fachada da sede da amupe
fachada da sede da amupe - Foto: José Bonifácio Lira

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza nesta quarta-feira (10), a partir das 9h, em seu auditório, a "Agenda para os Planos de Mobilidade Urbana" focada em municípios com população entre 20 mil e 50 mil habitantes.

O encontro visa oferecer diretrizes e informações técnicas a gestores e equipes municipais sobre a elaboração dos planos, conforme exige a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012).

O evento contará com a participação da esfera federal.

A Coordenadora-Geral de Planejamento da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Danielle Costa de Holanda, está na programação para apresentar orientações detalhadas sobre o processo de elaboração dos planos e sublinhar a importância do planejamento para a organização dos serviços e deslocamentos dentro dos municípios.

A Amupe utiliza o evento para marcar o início do apoio técnico direto aos municípios através do seu recém-implantado setor de Arquitetura e Engenharia.

Este novo setor terá a função de acompanhar e oferecer suporte técnico contínuo às administrações municipais na elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana, auxiliando no cumprimento das exigências legais e na construção desses instrumentos de planejamento.

O presidente da AMUPE, Marcelo Gouveia, destacou o papel da entidade no suporte técnico.

O objetivo é assegurar que os municípios tenham as condições necessárias para estruturar seus planos de mobilidade com orientação técnica adequada. A Amupe estará ao lado das gestões, oferecendo suporte e construindo esse caminho de forma conjunta”, afirmou.

Pesquisa mapeia transporte em grandes centros

O debate sobre planejamento ocorre poucos dias após o Ministério das Cidades ter divulgado a Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (Pemob) 2025 no último dia 4.

Imagem de um terminal integrado, é possível ver dois ônibus, um branco e um cinza com detalhes azuis. O branco está escrito "TI Joana Bezerra"

A Pemob reuniu informações de 82 municípios e 13 governos estaduais (referentes a 29 regiões metropolitanas) com mais de 250 mil habitantes, conforme o Censo 2022 do IBGE.

Os dados coletados revelam que a frota operacional de 22 mil ônibus urbanos rodou mais de 8,1 bilhões de quilômetros em um ano nas grandes cidades respondentes.

O levantamento, que visa ser um ponto de partida para aprimorar políticas públicas, indicou que, em 2024, 4 bilhões de passageiros foram transportados por ônibus.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, afirmou que a pesquisa é fundamental para avaliar as políticas de transporte e garantir uma mobilidade melhor para todos.A