Alerta de perigo: INMET prevê chuvas fortes e risco de deslizamentos em PE

De acordo com o INMET, o volume de chuva previsto representa risco real de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 20/05/2025, às 11h14 - Atualizado às 11h59

De acordo com o Inmet, são esperados volumes de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que representa risco real de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, especialmente em áreas vulneráveis. - Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press via G1
De acordo com o Inmet, são esperados volumes de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que representa risco real de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, especialmente em áreas vulneráveis. - Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press via G1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (20), às 9h25, um alerta de **perigo para acumulado de chuva** em diversas regiões de Pernambuco, com validade até as 23h59 da quarta-feira (21). O aviso abrange áreas da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul, além do Agreste do Estado.

De acordo com o Intituto, são esperados volumes de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que representa risco real de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, especialmente em áreas vulneráveis.

Ainda de acordo com o alerta emitido, as chuvas decorrem da intensa convergência de umidade favorecida pela atuação de cavados presentes sobre o Atlântico, nas proximidades do litoral leste nordestino, combinada ao padrão de vento em altitude e às águas quentes do oceano.

Alerta de Chuvas do INMET
Reprodução do site do INMET https://alertas2.inmet.gov.br/50587

Entre os municípios pernambucanos citados no alerta estão Abreu e Lima, Água Preta, Amaraji, Altinho, Agrestina, Aliança, entre outros. A recomendação do órgão é para que a população evite enfrentar o mau tempo, fique atenta a alterações nas encostas e, em caso de emergência, acione os canais oficiais.

A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão de prontidão para atender possíveis ocorrências relacionadas ao volume de chuvas. É recomendável também que, em caso de inundações, objetos de valor sejam protegidos e aparelhos elétricos desligados.

As autoridades reforçam o monitoramento contínuo e pedem atenção redobrada nas áreas sob risco, especialmente em comunidades ribeirinhas e regiões com histórico de deslizamentos. 

APAC mantém aviso de chuvas moderadas a fortes 

Já a Agência Pernambucana de Águas e Clima emitiu Aviso Hidrometeorológico onde a previsão indica continuidade de pancadas de chuva até a noite desta terça-feira (20), porém em intensidade moderada e pontualmente forte na Mata Norte, na Mata Sul, no Agreste e na RMR. Até o momento da última atualização desta matéria, às 12h. 

Chuvas paralisaram sistemas da Compesa nos morros da RMR

Há dois dias, 49 sistemas de abastecimento de água gerenciados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estavam suspensos em razão das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife e municípios do interior. As paralisações decorreram da ativação de protocolos de segurança para áreas de morro, falta de energia elétrica e baixa qualidade da água nos mananciais.

Entre as 61 unidades que estavam inoperantes na quarta-feira (15), 12 tiveram o funcionamento restabelecido. No entanto, a maioria seguia paralisada por conta do acionamento do Protocolo de Segurança do Abastecimento de Água em áreas de risco. A medida é adotada quando o volume de chuvas ultrapassa 100 milímetros, o que eleva o risco de deslizamentos e pode comprometer a integridade das tubulações em áreas suscetíveis à movimentação do solo.