Volume elevado de chuva leva Compesa a paralisar sistemas de abastecimento em áreas de risco no Recife e na Região Metropolitana
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 18/05/2025, às 13h07
A operação de 49 sistemas de abastecimento de água gerenciados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) permanece suspensa em razão das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife e municípios do interior. As paralisações decorrem da ativação de protocolos de segurança para áreas de morro, falta de energia elétrica e baixa qualidade da água nos mananciais.
Entre as 61 unidades que estavam inoperantes na quarta-feira (15), 12 tiveram o funcionamento restabelecido. No entanto, a maioria segue paralisada por conta do acionamento do Protocolo de Segurança do Abastecimento de Água em áreas de risco. A medida é adotada quando o volume de chuvas ultrapassa 100 milímetros, o que eleva o risco de deslizamentos e pode comprometer a integridade das tubulações em áreas suscetíveis à movimentação do solo.
Das unidades atualmente paralisadas, 41 foram desativadas em razão do protocolo de segurança. O retorno do abastecimento nesses casos depende de vistoria técnica e liberação pelas defesas civis municipais.
Entre os municípios afetados, estão Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe, na Região Metropolitana, além de Joaquim Nabuco, Itaquitinga e Timbaúba, no interior. Em Recife, bairros como URs 1 a 5, Ibura, Nova Descoberta, Guabiraba, Córrego do Jenipapo, Dois Irmãos e Morro da Conceição estão entre as áreas com fornecimento interrompido. Em Jaboatão dos Guararapes, os bairros atingidos incluem Cavaleiro, Curado I a V, Santo Aleixo, Vista Alegre e Dois Carneiros. Em Camaragibe, a suspensão atinge áreas como Tabatinga, Santa Mônica, Alto Santo Antônio e Vale das Pedreiras. Em Paulista, permanecem sem água bairros como Maranguape I, Torres Galvão e Jardim Paulista.
Três unidades estão fora de operação devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica. A Compesa informou que está em contato com a concessionária Neoenergia para agilizar o restabelecimento do serviço. As áreas afetadas por esse motivo incluem bairros das zonas Norte e Oeste do Recife, como Alto José Bonifácio, Água Fria e Porto da Madeira, além de Maranguape II, em Paulista, e o município de Joaquim Nabuco.
Outras cinco unidades estão paralisadas devido à baixa qualidade da água nos mananciais, o que inviabiliza temporariamente o tratamento. Em monitoramento contínuo, a Compesa aguarda a melhoria dos parâmetros para retomar a distribuição. Nessas áreas, o abastecimento está suspenso nas cidades de Timbaúba e Itaquitinga, e em bairros como Vera Cruz (Camaragibe), Espinheiro, Torreão, Fundão, Aflitos, Ponto de Parada e Rosarinho, no Recife.