Prefeitura do Recife requalifica unidade de saúde em Casa Amarela e amplia a Atenção Básica

Clara Nilo | Publicado em 11/08/2025, às 14h40 - Atualizado às 14h48

- Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife.
COMPARTILHE:

A Prefeitura do Recife está reformando a antiga Unidade Básica Tradicional (UBT) Mário Ramos, em Casa Amarela, que será transformada em Unidade de Saúde da Família Mais (USF+). Com investimento de R$ 1,1 milhão, o equipamento ganhará novas equipes, serviços e horário estendido de funcionamento. A entrega está prevista para novembro deste ano.

De acordo com o prefeito João Campos (PSB), a unidade passará a contar com três equipes de Saúde da Família, três equipes de Saúde Bucal, uma Farmácia da Família voltada principalmente para medicamentos controlados e uma sala de telesaúde, equipada para teleconsultas com especialistas de qualquer parte do Brasil.

Durante as obras, as equipes foram realocadas para o Centro de Saúde Francisco Pignatari, no mesmo bairro, com o objetivo de garantir a continuidade do atendimento.

A requalificação inclui acessibilidade, climatização, novas instalações elétricas e hidráulicas, consultórios, salas de vacina, de procedimentos e de acolhimento, além da farmácia. Segundo a Secretaria de Saúde, foi necessário reconstruir a estrutura praticamente do zero após a constatação de que o prédio antigo não possuía suporte estrutural.

Com a ampliação, a USF+ Mário Ramos deve ter capacidade para atender cerca de 9 mil pessoas da região, funcionando das 7h às 19h. Serão oferecidos serviços como consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, curativos, acompanhamento pré-natal, planejamento familiar, controle de doenças crônicas e visitas domiciliares.

A Mário Ramos integra o projeto de expansão da Atenção Básica no Recife, que entregou 61 USF+ e convocou mais de 4,6 mil profissionais aprovados em concurso, com o objetivo de expandir a cobertura da Estratégia de Saúde da Família, que foi de 59% para 80% na capital.

Saúde Prefeitura do Recife USF

Leia também

Judiciário definirá regras do jogo eleitoral, como ocorreu em 2018


Janja visita Itapissuma para conhecer trabalho de pescadoras marisqueiras


Bolsonaro é investigado por suposta fake news sobre o presidente Lula