Com queda em popularidade, Lula anuncia investimentos em Pernambuco

Clara Nilo | Publicado em 18/03/2025, às 15h34 - Atualizado às 16h46

Lula investe em Pernambuco - Claudio Reis/Getty Images
COMPARTILHE:

O Governo Federal está realizando diferentes investimentos voltados para a saúde pública do estado de Pernambuco. Os anúncios foram feitos em meio à uma queda na popularidade da gestão do presidente Lula no estado. 

Na última sexta (14), o Ministério da Saúde anunciou que Pernambuco será contemplado com 64 novas ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

O investimento, por meio do Novo PAC, é de mais de R$ 243,5 milhões. Ao todo, serão 789 ambulâncias entregues em 559 cidades de 21 estados brasileiros. O presidente Lula participou da cerimônia de entrega no mesmo dia do anúncio, em Sorocaba (SP) - 2.066 ambulâncias já foram entregues. 

O Ministério da Saúde também declarou, nesta segunda-feira (17), a expansão do Mais Médicos e integração com atendimento especializado em Pernambuco. A ação vem através de um edital que irá garantir a contratação de 2.279 profissionais pelo programa, sendo 92 destinados para PE. 

Os médicos em questão irão atuar na Saúde da Família e irão contar com o e-SUS APS, um prontuário eletrônico que deve acelerar a informação do paciente entre atenção primária e atenção especializada. Através dele, o médico consegue checar se o paciente foi atendido, se realizou exames, etc.

Para participar, os gestores responsáveis por cada estado e município devem se inscrever através do link: egestoraps.saude.gov.br até o dia 24 de março. Vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e com deficiência estão previstas. 

Popularidade em queda

Os anúncios realizados nos últimos dias foram feitos em um contexto de queda de aprovação do presidente e sua gestão pelos pernambucanos. Em pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisa, 51% da população pernambucana não saberia em quem votar na eleição de 2026, enquanto 25,7% votaria em Lula e 12,4% em Jair Bolsonaro.

No Nordeste, o presidente possui 45,1% de intenção de votos e Bolsonaro 40,2%. Ou seja, estão tecnicamente empatados pela margem de erro de 2,2 pontos.

No Sul, Bolsonaro leva a vantagem (57,5% vs 27,6%), além do Norte e Centro-Oeste (53,8% vs 31%). Já no Sudeste, Lula tem 54,1% e o ex-presiente 31,2%.

>>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Pesquisa

A pesquisa ouviu 2.010 eleitores dos 26 estados e Distrito Federal, entre os dias 13 e 16 de fevereiro. 

Lula Investimento

Leia também

Na Alepe, Antonio Coelho diz que aumento do ICMS da gestão Raquel não melhorou serviços para pernambucanos


Lula assina projeto da isenção de IR para quem recebe até R$ 5 mil


Eduardo Bolsonaro tira licença e se muda para os EUA com receio de Alexandre de Moraes