Clara Nilo | Publicado em 18/09/2025, às 11h30 - Atualizado às 13h03
Na última semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que ficou conhecida como "PEC da Blindagem" se tornou um dos assuntos mais comentados na mídia, redes sociais e dentro do Congresso Nacional.
O documento altera as regras para investigação, processo e prisão de parlamentares, tornando os procedimentos mais difíceis e passíveis de autorização do próprio Congresso, inclusive com votos secretos.
A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados, com 353 votos a favor e 134 contra no primeiro turno, e 344 a 133 no segundo, superando os 308 votos necessários. Agora, ela segue para o Senado Federal.
Os senadores pernambucanos Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB), assim como a senadora Teresa Leitão (PT), se manifestaram em suas redes sociais sobre o assunto. Os três se mostraram contrários à proposta.
"Isso é um absurdo, é um grande retrocesso", disse Humberto Costa. "E nós vamos aqui aguardar essa proposta da PEC da blindagem chegar no Senado pra gente tentar derrubá-la", afirmou ele.
"Isso não é uma coisa boa. Nós temos que ser orientados pela transparência, cercados por aquilo que a legislação determina. É muito ruim, isso passa um sinal para a opinião pública muito negativo. Ora, por que blindagem?", defendeu Dueire em vídeo publicado em sua rede social.
"Nós somos cidadãos comuns. Por um crime nós vamos estar protegidos? Eu não acho isso correto. Eu, particularmente, acho que não é de bom caminho, não é de bom gesto, é, tanto do ponto de vista da justiça como sinal para a opinião pública", completou o senador.
A senadora Teresa Leitão também se declarou contra a proposta.
"Nós, parlamentares, temos que ter muito cuidado com a pauta prioritária para o Brasil e, com certeza, não é legislar sobre nossas próprias prerrogativas ou nossa própria impunidade. Não é isto que o povo quer, nem é isto que o povo precisa", disse ela.
"Votarei contra esta PEC quando ela chegar no Senado", completou a petista.
O Jamildo.com preparou um infográfico interativo com informações sobre o voto de cada deputado. Ao fim do material, é possível visualizar como ficou o voto de todos os parlamentares, com busca.
8 municípios de Pernambuco ficaram no top 100 de melhor uso da máquina pública em ranking; veja quais
TRF5 no Recife julga na terça (23) se acesso de Jericoacoara pode ter cobrança; ação afeta Turismo em PE
TCE aprova modelagem da concessão parcial da Compesa e recomenda ajustes ao governo