8 municípios de Pernambuco ficaram no top 100 de melhor uso da máquina pública em ranking; veja quais

Recife lidera a lista estadual na 14ª posição nacional, segundo ranking do Centro de Liderança Pública (CLP) que avalia a eficiência da gestão

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 18/09/2025, às 11h28 - Atualizado às 12h37

Reunião de Pernambuco com prefeitos - Foto: Divulgação / GOV-PE
Reunião de Pernambuco com prefeitos - Foto: Divulgação / GOV-PE

Um levantamento que mede a eficiência da gestão pública em 418 municípios do país colocou oito cidades de Pernambuco entre as 100 melhores no pilar "Funcionamento da Máquina Pública".

O Recife se destacou como a 14ª cidade mais bem avaliada do Brasil neste quesito, que faz parte do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e já publicado pelo Jamildo.com.

O resultado posiciona a capital pernambucana acima da colocação geral no ranking (61ª), puxada para baixo por seu pior resultado, a 387ª posição em Segurança Pública.

O bom posicionamento não se restringiu à capital. Cidades do interior com peso econômico, como Serra Talhada (47ª) e Caruaru (65ª), também aparecem bem colocadas. A lista inclui ainda Araripina (80ª), Jaboatão dos Guararapes (88ª), Gravatá (92ª), Paulista (98ª) e Garanhuns (100ª).

O pilar de uso da máquina pública avalia a habilidade da gestão em ser transparente, eficiente, ter baixo custo e servidores qualificados para resolver problemas e atrair investimentos.

Veja a lista das cidades de Pernambuco que ficou no top 100 do ranking de uso da máquina pública no levantamento: 

  • Recife: 14ª

  • Serra Talhada: 47ª

  • Caruaru: 65ª

  • Araripina: 80ª

  • Jaboatão dos Guararapes: 88ª

  • Gravatá: 92ª

  • Paulista: 98ª

  • Garanhuns: 100ª

Paulista, que garantiu a 98ª posição nacional, também foi o 20º melhor município do Nordeste no quesito e subiu dois níveis em relação aos números do ano anterior. Para o prefeito Severino Ramos (PSD), o resultado valida o trabalho da administração. Apesar disso, a cidade caiu 21 postos em relação ao ano de 2024. 

Esse ranking mostra que estamos no caminho certo. Estamos trabalhando para tornar a Prefeitura cada vez mais eficiente, transparente e preparada para atender às necessidades da população”, declarou o gestor ao comemorar o ranking.