Requerimento pela exoneração de Felipe Cury e Oscar Barreto é rejeitado pela Câmara do Recife

Plantão Jamildo.com | Publicado em 29/09/2025, às 14h57 - Atualizado às 14h59

Felipe Cury e Oscar Barreto foram alvos de requerimento pela exoneração - DIVULGAÇÃO/ PREFEITURA DO RECIFE
COMPARTILHE:

A Câmara Municipal do Recife rejeitou, nesta terça-feira (30), o requerimento apresentado pelo vereador Thiago Medina (PL) que solicitava ao prefeito João Campos (PSB) a exoneração dos secretários Felipe Cury Pereira da Silva (Habitação) e Oscar Paes Barreto Neto (Meio Ambiente). O pedido foi negado por ampla maioria após votação aberta, realizada a pedido da vereadora Liana Cirne (PT).

Entre os 35 parlamentares presentes, apenas seis votaram a favor da proposta: Alef Collins (PP), Eduardo Moura (PL), Felipe Alecrim (PL), Gilson Machado Filho (PL), Thiago Medina (PL) e Fred Ferreira (PL).

Requerimento e justificativa

No texto do requerimento, Medina afirmou que a Prefeitura realizou em 16 de agosto uma intervenção irregular no terreno da antiga Vila da Aeronáutica, em Boa Viagem, com supressão de árvores centenárias para início da obra do conjunto habitacional Vila Aeronáutica I e II.

Segundo o vereador, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade constataram ausência de documentação para a intervenção, aplicando multa de R$ 500 mil e determinando o embargo imediato da obra. Medina também acusou o secretário de Habitação, Felipe Cury, de “postura autoritária, intransigente e rude” ao incentivar a continuidade dos trabalhos, mesmo diante da ordem de paralisação.

O secretário manteve a obra em andamento em potencial crime de desobediência, expondo o município a riscos jurídicos, ambientais e financeiros”, registrou Medina no documento.

Defesas e críticas durante a votação

Na discussão em plenário, vereadores de diferentes bancadas se manifestaram. O vereador Alef Collins (PP), que votou favorável ao requerimento, declarou. "Felipe Cury é um secretário que está mandando o povo cometer crime, de derrubar árvore, de fazer uma contagem de meio ambiente e dos animais que sofreram com o desmatamento", justificou.

Na outra ponta, a maioria se posicionou contra o pedido. O vereador Júnior de Cleto (PSB) afirmou. "O autor do requerimento sabe o que ele fez? Ele sabe quem é Felipe Cury? O que você fez antes de entrar nesta Casa? Felipe Cury é um supersecretário e vamos pedir um voto de aplausos na próxima semana. Tive a oportunidade, junto a ele, de entregar moradias na Imbiribeira e na Comunidade do Pilar", defendeu.

Chico Kiko (PSB) seguiu a mesma linha. "Felipe Cury é uma pessoa que a gente vê que tem vontade de trabalhar pela moradia de quem mais precisa. Eu seria irresponsável se votasse a favor desse projeto, porque conheço Felipe como secretário e sei que ele é uma pessoa séria, que trabalha junto ao prefeito para a melhoria da habitação da cidade", disse.

A vereadora Liana Cirne (PT), autora do pedido de votação aberta, também fez defesa dos secretários: "Queria fazer o desagravo aos secretários Felipe Cury e Oscar Barreto, que foram duramente expostos e criticados. Felipe Cury tem feito um trabalho à frente da Habitação, com entregas de inúmeras moradias e agora em Boa Viagem, que passa a receber também população de baixa renda em condições dignas. O responsável pela divisão de fiscalização da CPRH concordou que a Prefeitura estava cumprindo com a legislação cabível", afirmou.

Posição do secretário

O secretário de Habitação, Felipe Cury, afirmou que a Prefeitura cumpre integralmente a legislação e que o projeto é voltado para garantir moradia à população de baixa renda.

"Infelizmente, ainda encontramos movimentos contrários à iniciativa. O que realmente está por trás dessa oposição não é a preservação ambiental — até porque estamos cumprindo integralmente todas as normas —, mas sim a resistência em reconhecer o direito da população trabalhadora, que já vive na área em condições precárias, a conquistar uma moradia digna", disse em nota enviada ao site Jamildo.com.

Embed para o site de Jamildo Melo

João Campos Câmara do Recife Thiago Medina Felipe Cury

Leia também

Câmara do Recife derruba projeto que previa voto secreto para eleição da Mesa Diretora


Secretário de Habitação do Recife defende mudanças na Lei de Ocupação do Solo


Prefeitura do Recife inicia construção dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II em Boa Viagem