Liana Cirne se lança como pré-candidata a deputada federal; veja outros nomes que devem tentar eleição em 2026

Liana Cirne não é a única vereadora do Recife que deve disputar eleição em 2026. Confira mais sobre articulações em Pernambuco

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 28/07/2025, às 10h59 - Atualizado às 12h10

Liana Cirne comemora aniversário e anuncia pré-candidatura a deputada federal - Reprodução
Liana Cirne comemora aniversário e anuncia pré-candidatura a deputada federal - Reprodução

Faltando pouco mais de um ano para o início oficial da campanha de 2026, os primeiros movimentos de bastidores começam a desenhar o tabuleiro eleitoral em Pernambuco.

Com a disputa ao Governo do Estado centrada entre a provável tentativa de reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) e uma possível candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), as principais articulações partidárias têm se voltado para a composição de chapas para o Senado, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Uma das mais recentes lideranças a anunciar intenção de disputar novo cargo é a vereadora do Recife Liana Cirne (PT).

Durante seu aniversário, comemorado no último sábado (26), na sede do Patusco, em Olinda, Liana declarou sua pré-candidatura a deputada federal. Com presença de diversas lideranças políticas e movimentos sociais, o evento teve tom de articulação, reunindo nomes como os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), a deputada Gleide Ângelo (PSB), além de parlamentares da base petista e representantes da CUT e do Sintepe.

Em 2022, Liana foi candidata à Câmara Federal e obteve 57.300 votos, ficando como primeira suplente da Federação PT-PCdoB-PV. Dois anos depois, foi reeleita vereadora do Recife com 14.810 votos, sendo a sétima mais votada entre os 39 eleitos.

Agora, projeta ampliar sua base eleitoral com atuação também no interior. “Em 2022 me concentrei mais na Região Metropolitana, mas agora preciso conquistar votos em outras regiões”, afirmou.

Além de Liana, outros nomes da Câmara Municipal do Recife se articulam para disputar cargos no próximo pleito. O vereador Davi Muniz (PSD) já teve o nome lançado oficialmente como pré-candidato a deputado estadual.

A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) também confirmou que pretende disputar o Senado em 2026. Já o nome do vereador Gilson Filho (PL) é cotado tanto para a Alepe quanto para a Câmara Federal, dependendo da articulação com o deputado Alberto Feitosa, também do PL.

No Partido dos Trabalhadores, a projeção para 2026 tem como foco a ampliação da bancada feminina no Congresso Nacional. A legenda, que elegeu Teresa Leitão como primeira senadora da história de Pernambuco em 2022, hoje tem apenas uma cadeira na Câmara Federal, ocupada por Carlos Veras, atual presidente estadual do PT.

A aposta agora recai sobre quatro nomes femininos: Liana Cirne, Rosa Amorim, Kari Santos e Eugênia Lima. Das quatro, apenas Rosa ocupa cargo na esfera estadual. Deputada na Alepe, Rosa foi eleita em 2022 com 42.632 votos, sendo 60% deles na Região Metropolitana. Ligada ao MST, ela também atuou em 2024 na eleição de dois vereadores em Caruaru.

Liana, Kari e Eugênia, por sua vez, têm atuação consolidada nas câmaras municipais do Recife e de Olinda. Eugênia Lima, do PT de Olinda, foi a segunda mais votada em 2024, com 7.110 votos, e confirmou que pretende disputar um novo cargo em 2026.

Já Kari Santos foi eleita vereadora do Recife em 2024 com 9.321 votos, em sua primeira disputa, e ganhou projeção nacional nas redes sociais.

Durante entrevista ao PodJá, o podcast de política do Jamildo.com, Kari comentou sobre a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara Federal.

“Meu nome está sendo projetado para a candidatura de deputada federal. Isso vem tanto do PT nacional quanto do meu eleitorado. Tem gente que disse: ‘Vou votar em você para vereadora para que consiga chegar lá’. Mas meu compromisso é com o Recife, é com o povo da cidade”, declarou. Veja o Podcast completo: 

No campo estadual, o PT também trabalha para manter representação na Alepe. Além de Rosa Amorim, o partido já trata como certa a candidatura da presidente do Sintepe, Ivete Caetano, para deputada estadual. Outra possibilidade em análise é a da deputada Dani Portela (PSOL), que pode se filiar ao partido durante a janela partidária.