Clara Nilo | Publicado em 18/03/2025, às 17h15
A concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) será tema de discussão em Audiência Pública realizada na manhã desta quinta-feira (20), na Câmara Municipal do Recife.
O autor da audiência é o vereador Rinaldo Junior (PSB), escolhido pelo prefeito João Campos (PSB) como líder da bancada do PSB na Câmara do Recife.
"A água é um bem universal e é essencial para a vida de todos os seres humanos. Todavia, com uma possível privatização, cabe questionar como seria o atendimento às populações mais carentes de nossa cidade", justificou o vereador.
Na última segunda-feira (17), também sobre a possibilidade de privatização da Compesa, o deputado Waldemar Borges (PSB) apresentou um Projeto de Lei voltado para definir alguns pontos da proposta apresentada pelo Governo do Estado.
A PL, construída através de escutas públicas, também foi iniciativa do deputado Pedro Campos (PSB) e o PSB de Pernambuco. As audiências reuniram autoridades municipais, lideranças regionais e funcionários da COMPESA em Gravatá, Garanhuns e Afogados da Ingazeira.
De acordo com a proposta da gestão de Raquel Lyra, a iniciativa privada deverá distribuir a água e a e tratamento do esgotamento sanitário. Enquanto a Compesa irá produzir e armazenar a água a ser distribuída.
Para o deputado Waldemar, essa é a lista de preocupações:
Exclusivo: Raquel investirá R$ 15 milhões para recuperar Avenida em Olinda
Com queda em popularidade, Lula anuncia investimentos em Pernambuco
Na Alepe, Antonio Coelho diz que aumento do ICMS da gestão Raquel não melhorou serviços para pernambucanos