Ministro Wolney Queiroz participará de audiência na CPMI do INSS em 9/10

Plantão Jamildo.com | Publicado em 19/09/2025, às 16h59

Wolney Queiroz - AGÊNCIA BRASIL
COMPARTILHE:

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), se disponibilizou para prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A oitiva está prevista para o próximo dia 9 de outubro, na condição de convidado do colegiado.

Segundo o regimento, ao ir como convidado, Wolney Queiroz pode direito de escolher a data e optar se vai falar ou não. Diferente de ir como testemunha, que a pessoa é obrigada a ir e a responder os questionamentos dos parlamentares.

Wolney informou que enviou um ofício recentemente, indicando datas em que está disponível para comparecer à CPMI e prestar esclarecimentos aos senadores e deputados.

Não fomos ouvidos ainda na CPMI. A gente tem acompanhado na medida do possível, porque são depoimentos longos, e a gente tem de trabalhar. Mas eu me ofereci, mandei um ofício antes de ontem, com datas que estou à disposição para ir e falar para os senadores e deputados membros da CPMI”, declarou o ministro.

Durante participação no programa Bom Dia, Ministro, Wolney destacou a experiência anterior em audiências no Congresso Nacional.

Já estive no Senado, onde participei de oitiva que durou mais de cinco horas. Já fui na Câmara e será um prazer voltar ao Congresso Nacional para participar dessa CPMI e ajudar com informações que sejam úteis para a CPMI e para a sociedade brasileira”, afirmou.

Em maio, pouco após assumir a pasta, Wolney participou de audiência na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado para prestar esclarecimentos sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. À época, a participação do ministro foi considerada positiva por aliados do governo, segundo apuração do site Jamildo.com.

A CPMI já ouviu os ex-ministros Carlos Lupi, antecessor de Wolney, e José Carlos Oliveira, que chefiou a pasta no governo de Jair Bolsonaro (PL).

congresso nacional INSS wolney queiroz

Leia também

Governo já devolveu mais de R$ 1 bilhão a aposentados lesados pelo Escândalo do ISS


Após polêmicas, INSS de Pernambuco recebe 39 novos peritos médicos


OAB-PE apoia acordo que garante reembolso a vítimas de descontos indevidos do INSS