Maioria da população considera a prisão domiciliar de Bolsonaro justa, aponta Quaest

Clara Nilo | Publicado em 25/08/2025, às 12h55 - Atualizado às 14h01

O julgamento do ex-presidente será no dia 2 de setembro - Foto 1: Ricardo Stuckert | Foto 2: Marcelo Camargo / Agência Brasil
COMPARTILHE:

De acordo com pesquisa publicada pela Genial/Quaest nesta seguda-feira (25), 55% dos brasileiros acreditam que a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi justa, enquanto 39% acreditam que foi injusta. Já 6% não soube ou não quis responder. 

De acordo com o instituto, a avaliação sobre o fator jusiça envolvendo a prisão do réu do Supremo Tribunal Federal (STF), estaria associada com o fato que 52% acreditam que Bolsonaro participou de um plano de tentativa de golpe, enquanto 36% afirmam que não.

Quando se trata de eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o número dos que acreditam na tese do golpe sobe para 84%. Já entre os de direita e/ou apoiadores de Bolsonaro, 70% discordam. O centro reúne 58% que também concordam. 

Numa análise mais específica, 57% acreditam que Bolsonaro quis provocar o ministro Alexandre de Moraes ao descumprir as medidas cautelares estabelecidas, enquanto 30% acreditam que o ex-presidente não havia "compreendido bem as regras impostas e acabou errando".

Dentre os entrevistados, 84% já sabiam sobre o assunto, enquanto 16% ficaram sabendo no momento da entrevista. 

A Quaest ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade das estimativas é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

Pesquisa Quaest mostra recuperação de Lula 

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última quarta-feira (20), mostrou que o presidente Lula recuperou apoio em segmentos que historicamente concentram sua base eleitoral. O maior destaque foi no Nordeste, onde a aprovação foi de 53%, em julho, para 60%.

Saiba mais sobre a pesquisa clicando aqui. 

Jair Bolsonaro STF bolsonaro Quaest

Leia também

Para além de João Campos e Raquel Lyra, PT quer dupla aliada à Lula no Senado


Lula pode visitar Pernambuco na próxima sexta-feira (29)


Atrás da farda: histórias de superação marcam maior formatura de PMs em PE